quinta-feira, 30 de junho de 2016

AS 19 IGREJAS “FEIAS COMO O PECADO” DO BRASIL, Por Thomas Giulliano

Segue mais uma postagem do amigo Thomas Giulliano sobre arquitetura religiosa, aqui ele expõe algumas das Igrejas "mais feias" do Brasil. Claro que é uma lista pessoal, mas vale a pena o leitor perceber e se questionar sobre aquilo que nos leva a oração, nos leva à Deus.





"Leitores,

Tenho notado que vocês gostam de listas. Partindo dessa premissa, montei uma esteticamente inferior, embasada nos meus critérios artísticos, historiográficos e nas rubricas da tradição arquitetônica da Igreja Católica. Não recomendo o deleite, mas a prudência contemplativa.

Informo que a lista está montada em uma ordem caótica, portanto, os templos foram apresentados sem uma regra de preferência. Friso o óbvio e digo que os modelos de igrejas pitorescas de nosso país, lamentavelmente, não se esgotam com estes exemplares.

Sem mais delongas, eis a minha lista das dezenove igrejas “feias como o pecado” do Brasil":



1- Catedral São Sebastião – Rio de Janeiro/RJ



2- Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória – Maringá/PR



3- Capela São Vicente Pallotti – Porto Alegre/RS



4- Paróquia Nossa Senhora de Copacabana – Rio de Janeiro/RJ



5- Catedral de Campo Limpo – São Paulo/ SP



6- Sangue de Cristo – Rio de Janeiro/RJ



7- Catedral de Santo Antônio – Osasco/SP



8- Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília/DF



9- Igreja São Francisco de Assis da Pampulha – Belo Horizonte/MG



10- Igreja Matriz São Francisco de Borja – São Borja/RS



11- Santuário Dom Bosco – Brasília/DF



12- Igreja Nossa Senhora da Conceição – Linhares/ES



13- Catedral de Boa Vista – Boa Vista/RR



14- Catedral de Arapiraca – Arapiraca/AL



15- Igreja São Pedro – Guarapari/ES



16- Igreja Bom Jesus do Horto – Juazeiro do Norte/CE



17- Igreja Católica de Santa Cruz de Monte Castelo – PR



18- Igreja Nossa Senhora das Graças – Nova Xavantina/MT



19- Igreja de São Francisco de Paula – Alumínio/SP


2 comentários:

  1. Não as acho feias, são uma proposta diferente de arquitetura!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite
    Quem disse que essas igrejas Católicas de Brasília são feias é porque não devem conhecer ou não entendem de Arquitetura moderna e bonita!!!
    1 - CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA
    Ela tem o formato de um cálice lembrando o cálice utilizado por Jesus na última Santa Ceia, e realmente é lindíssima porque utiliza luz natural e seu telhado de vitrais é lindíssimo e melhor de tudo é que não tem nenhuma coluna que atrapalha a visão total e do Altar Mor, e ela faz parte de um conjunto arquitetônico onde ela como disse lembra o cálice utilizado na última Santa Ceia por Jesus, e olhando de frente do lado esquerdo vemos em concreto uma escultura grande e forma de um pão que é o telhado cúpula da Capela do Batismo e esse pão lembra o pão que Jesus partiu dando Graças na última Santa Ceia e o espelho d'agua em volta da Catedral lembra simbolicamente o Precioso Sangue de Jesus, então essa Catedral é e sempre será o Símbolo maior de Brasília, até quem não é Católico acha bonita e que ela é o símbolo de Brasília!!!
    2 - SANTUÁRIO DOM BOSCO SÃO JOÃO BOSCO CO-PADROEIRO DE BRASÍLIA
    Essa Igreja por fora é moderna no formato quadrado, mas os arcos bicudos com seus vitrais dão destaques principalmente a noite com a luz da igreja quebrando o formato simples quadrado, e dentro ela é linda porque parece não ter paredes só vitrais e eles lembram uma pedra marinha pela sua cor azul em vários tons e os dos virais dos arcos dos quatro cantos em tons de rosa, e o mais lindo é o belo e gigante lustre central em cristais que é a única iluminação interna do prédio, e as duas imagens belas esculturas em mármore italiano carrara na cor branca, a do Co Padroeiro de Brasília Dom Bosco e a de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Congregação Salesiana criada por Dom Bosco e a Cruz em tamanho gigante uma bela escultura em madeira escura, e também a peça do Sacrário lindíssimo também em mármore carrara tom de rosa e a pia batismal outra obra em mármore carrara linda, e as esculturas nas portas que são portas em bronze enfim o Santuário Dom Bosco é simples na sua arquitetura quadrada, mas lindo pelos vitrais e as obras de arte!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...