sábado, 7 de maio de 2016

Mostras de arte integram a programação da Festa do Divino Espírito Santo




A exposição na Galeria de Artes do Centro Cultural de Mogi das Cruzes é composta por estandartes, além de imagens e produtos artesanais alusivos à Festa do Divino

Na quinta-feira (05/05) teve início a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, um dos maiores eventos religiosos e folclóricos da cidade, além de ser comprovadamente uma das mais antigas festas do Divino do país. A Secretaria Municipal de Cultura participa da programação com a organização de mostras de arte, dentro e fora da festa, que fazem alusão e reverência à celebração, de mais de 300 anos. A mais antiga delas é a Mostra Denerjânio Tavares de Lima, que funciona na barraca da Cultura, junto à quermesse e chega neste ano à edição de número 23.

“A Festa do Divino Através da Arte”
é o nome da mostra, que poderá ser conferida de 5 a 15 de maio, junto à programação da quermesse da Festa do Divino. Serão 16 artistas mogianos participando da exposição e comercializando suas obras. Desde 2013, após 20 anos de participação voluntária na festa, os artistas passaram a vender suas obras e doam parte do que é arrecadado. Além disso, neste mesmo ano, o projeto da mostra foi unificado com a Oficina Divineira.

Dentro da mesma barraca da Secretaria de Cultura, logo, o público poderá conferir os resultados do projeto Oficina Divineira, que desde 2009 vem preparando artistas e artesãos, por meio da educação patrimonial, na construção e melhor entendimento do fazer e saber preservar a cultura popular da cidade. Trata-se, logo, de uma iniciativa de preservação cultural, que agora em 2016 terá a participação de 51 artesãos.

Da Mostra Denerjânio Tavares de Lima, os participantes são: Adelaide L. Swettler, AnaMarB, Angela Peral, Cida Varella, Danusa Alberti, Deivid dos Santos, Doralice Ramos, Glaucia Caraviéri, Heraldo Duarte, Jorge Solyano, Jurema Bicalho, Kayky, Linda Fuga, Luiza Kraus, Mari Fari, Nita, Olga Nóbrega, Iza Leão e Maria Ferreira Neto.

A quermesse funcionará de 5 a 15 de maio, com abertura às 18h30 nos dias de semana e às 14 horas aos sábados e domingos.

Galeria de Artes

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes também embarca no clima da Festa do Divino Espírito Santo, com a exposição “Deus vos salve esse devoto!”, que acaba de abrir e fica até o dia 15 de maio na Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri”. A exposição é composta por 19 estandartes, confeccionados por artistas da cidade e produtos produzidos por artesãos integrantes do Projeto Oficina Divineira, ao lado de imagens e produtos artesanais.

Os Estandartes são do acervo do Movimento Cultural Ecumênico, que é o parceiro da Secretaria da Cultura na realização da mostra e os produtos artesanais, datados dos séculos XIX e XX, são dos acervos de colecionadores e servidores da Secretaria Municipal de Cultura, como Roberto Lemes Cardoso, Teresa Christina Vaz e Maria Lúcia de Freitas.

Já os artistas responsáveis pela confecção dos estandartes são: Roberto Lemes Cardoso, Odair Kurtz, Luiza Pinhal, Nerival Rodrigues, Darcy Cruz (in memorian), Olga Nobrega, Maria José Camargo (in memorian), Elisete Ortiz, Guilherme Silva. Aluísio Nunes, Wanda Coelho Barbieri (in memorian), Silvia Kitahara, Daniele Franco, Eloah Toledo, Maria Graças Ribeiro, Regina Rossi.

As obras artísticas e artesanais, por sua vez, são assinadas por nomes como Marciliano Valdesoiro, Lúcio Bittencourt, Maurício Chaer, Guiomar Gomes Pereira, Angela Peral, Antonio Lúcio de Lima, Maria do Carmo Vieira Socca, Regina Kato, Sandra Lopes, Luiza Kraus, Aurélio e Lia Franco, Guida Menezes.

O objetivo da mostra é reforçar a devoção ao Espírito Santo, que é muito forte em Mogi das Cruzes, ao ponto de uma vez ao ano se converter em festa. Os estandartes servem para simbolizar a fé do povo mogiano.

A Galeria de Artes “Wanda Coelho Barbieri” funciona no pisso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes de terça a domingo, sendo das 8h às 18h de terça a quinta-feira, das 8h às 22h às sextas e sábados e das 10h às 14h aos domingos.

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...