quinta-feira, 31 de março de 2016

Património: Portalegre recebe exposição «Imagens de Fé» (Portugal)


Património: Portalegre recebe exposição «Imagens de Fé»
Agência Ecclesia 28 de Março de 2016, às 17:01

Exposição dá a conhecer ex-votos provenientes das diversas paróquias

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre, inaugura, esta sexta-feira, pelas 11h30 a exposição «Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese e Portalegre-Castelo Branco».

Esta exposição, no Museu Municipal de Portalegre, apresenta um “conjunto significativo de ex-votos” provenientes das diversas paróquias da diocese.

“O conjunto singular que se apresenta, constitui um invulgar e raro acervo do repositório patrimonial a nível regional e nacional e manifesta as inúmeras experiências humanas vividas nos séculos XIX –XX, onde a fé se cruza com a existência quotidiana”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

O organismo diocesano assinala que esta é “primeira grande ação de divulgação” do património, numa iniciativa a que a mesma “comissão deseja dar continuidade num modo contínuo e regular”.

O ex-voto é um quadro, imagem, objeto de cera ou outra expressão da arte ou artesanato popular, com que os fiéis agradecem a Deus, a Nossa Senhora ou ao santo da sua devoção, por um milagre que lhe atribuem, cumprindo uma promessa feita durante um período de aflição.

LFS/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...