quarta-feira, 9 de março de 2016

Arte, Devoção e Sociedade.



Autores
Vinícius de Freitas Morais

Mestrando - UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro
vinicius.freitas94@hotmail.com

Patrícia Marques de Souza

Mestranda em História Social (Bolsista Capes)
UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro
marquesdesouzap@gmail.com
Maria Clara Caldas Soares Ferreira
Mestra e doutoranda em História Social da Cultura pela UFMG
UFMG
mccsferreira@yahoo.com.br
Leandro Gonçalves de Rezende
Mestrando em História Social da Cultura pela UFMG
UFMG
leandro9rezende@yahoo.com.br
Kellen Cristina Silva
Mestra pela UFSJ e doutoranda em História Social da Cultura pela UFMG
UFMG
ma.kellcs@gmail.com
Diomedes de Oliveira Neto
Mestrando em História Social (Bolsista Capes)
UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro
diomedesneto85@gmail.com

Ementa

O Simpósio Temático tem como fio condutor o enlace entre a arte e a religiosidade na sociedade cristã ocidental, reunindo pesquisas que envolvam o campo da cultura visual, em sua vertente devocional, ou seja, a produção artística de cunho religioso nas mais diferentes formas, técnicas e suportes. Da mesma forma, partimos do pressuposto que a obra artística devocional não é uma ideia desencarnada ou simples ideologia, sem raízes no seu tempo; nem um mero reflexo do contexto sociocultural em que se situa. Assim atentaremos para o meio social em que ela está inserida, as experiências e expectativas de religiosos e leigos promotores da fé e da arte. 

O meio religioso sempre se destacou como espaço de fortalecimento identitário e hierárquico, forjando mecanismos de representação e de sociabilidade. Nesta oportunidade destinaremos nossa atenção para os diálogos entre a Arte e as práticas religiosas, percebendo a produções de signos e significados junto à sociedade, uma vez que a mentalidade devocional deixa marcas indeléveis no pensar, agir e portar-se das populações. Dessa forma, temos um amplo recorte temporal-espacial que abrange desde a Antiguidade à multiplicidade do contemporâneo. Seja em sua especificidade material ou técnica ou na sua função primeira de culto, os espaços arquitetônicos, as esculturas e as imagens sagradas agregam, ao mesmo tempo, funções sociais e religiosas. Para além do espaço e do calendário cristão, a relação entre arte e devoção permite a extensão dos recortes cronológicos, abraçando tempos e sociedades que conferiram importância na produção e no uso das imagens e dos lugares de culto. Deste modo, atentamos para o fato dos objetos visuais se circunscreverem dentro de uma perspectiva social e destacamos tanto os seus diversos usos e funções quanto os seus meios de produção e recepção. 

Logo, abordar-se-á, de forma ampla, a interiorização e exteriorização do fenômeno religioso nas sociedades cristãs do ocidente sobre os múltiplos campos do saber, amparados pela teoria e metodologia da História e da História da Arte. As análises construídas serão tecidas a partir de elementos documentais, bibliográficos e iconográficos diversos, sejam esses dados escritos ou produtos de manifestações artísticas remanescentes ao dispor do pesquisador. Portanto, a cultura artística religiosa e os seus processos devocionais, as festas, o mecenato, a iconografia, o lugar social dos artistas, a fé e a religiosidade serão analisados num diálogo interdisciplinar.

Fonte: EPHIS-UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...