quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

"O Vivarini. O esplendor da pintura entre gótico e renascimento "

PALAZZO Sarcinelli entre 20 de Fevereiro a 5 de Junho



Bartolomeo Vivarini, Madonna e Criança com santos, 1465, Napoles, Museu Capodimonte 

texto de LUDOVICA SANFELICE (original em italiano publicado em 18/01)
Nunca uma exposição estava preocupada com a reconstrução da atividade criadora da família 
Vivarini, da segunda metade do 'Quattrocento' até o início dos anos 50 se conteve no estúdio de Bellini com especial atenção ao ambiente e particularmente no florescimento da pintura veneziana na virada os dos séculos. Sete décadas marcam a passagem do gótico ao esplendor do renascimento.
No Palazzo Sarcinelli em Conegliano (Treviso), de 20 de fevereiro a 5 de junho, a lacuna crítica será finalmente preenchida por uma grande exposição que vai reunir e classificar mais de quarenta peças de Bartolomeo, Antonio e Alvise cujas cores magníficas vão ajudar a recordar vividamente do clima de diálogo intenso que o clã muranese estabeleceu com os principais artistas da época, de Filippo Lippi a Mantegna,de Donatello a Paolo Uccello, da Antonello da Messina aos mestres flamengos.

A exposição intitulada "O Vivarini. O esplendor da pintura entre gótico e renascimento ", é parte do ciclo criado por Giandomenico Romanelli para o Palazzo Sarcinelli que já propôs que os dois eventos dedicados ao inquieto século XVI e as obras-primas de Carpaccio e que com este evento, resultado de estudos extensivos e uma estreita colaboração com líderes locais de exposição de Istria da Puglia, e um núcleo de políticos, pela primeira vez reunidos sob o mesmo teto.
De acordo com uma forma já experimentada com as duas exposições anteriores, o Palazzo Sarcinelli irá juntar-se as rotas sugeridas para descobrir obras-primas semeadas no território da Trevisan. Um caminho que visa ligar as atividades de Vivarini e pequenos e grandes contemporâneos que levam os visitantes a frente de obras de valor extraordinário como o retábulo de Giorgione, preservada em seu local original no interior da Catedral de Castelfranco Veneto.
Fonte: Arte.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...