quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Catacumbas de S. Marcelino e S. Pedro restauradas.

A próxima meta é a de São Sebastião extramuros.

Eles recuperaram a sua rica decoração pictórica de Susana e o nicho de Daniel, os arcosolios de Sabina e de Orfeo, o cubículo da Virgem com dos Reis Magos e o cubículo da madona orando



Catacumbas de Marcelino e Pedro

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra esta manhã com Mehriban Aliyeva, Presidente da fundação azerbajana Heydar Aliyev (HAF) divulgou os resultados da restauração das catacumbas romanas de S. Marcelino e S. Pedro ''dois mártires", totalmente financiado pela HAF.

Ao longo de três anos, com base em um acordo assinado em 2012, a fundação chefiada por Aliyeva, recuperaram a sua rica decoração cubículo pictórica de Susana e o seu martírio, o nicho de Daniel, os arcosolios Sabina e de Orfeu, o cubículo Virgem com Reis Magos e o cubículo Madona orante.

Para isso tem sido usado técnicas de conservação de ponta, começando com a limpeza a laser que tornou possível a remoção da pátina escura, até então, resistentes a todas as técnicas de limpeza tradicionais. A última intervenção, que acaba de concluir, foi o compartimento chamado ''a madona orante'' que estava em avançado estado de degradação.

O ambiente recuperou seus afrescos ricamente decorados que destaca o teto com um medalhão central do Bom Pastor, rodeado pelos episódios bíblicos de Jonas, Daniel na cova dos leões e Noé na arca. Nos cantos existem figuras masculinas orando e pássaros. Nas paredes decorações florais, plantas e elementos fantásticos. Na entrada está uma figura elegante, quase irreconhecível antes da restauração e agora visualmente deslumbrante de uma madona orante, emoldurado por duas árvores esguias, que poderia representar a destinatária desse cubículo.



Durante a apresentação, realizada no Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Ravasi e o presidente da HAF, anunciaram que a colaboração vai continuar e próximo alvo será a restauração do complexo monumental de São Sebastião fora dos muros, na Via Appia Antica, que é agora está parcialmente aberto ao público. O acordo diz respeito a uma extraordinária coleção de sarcófagos, alguns situados no perímetro da Basílica de São Sebastião (Museu das Esculturas e Museu Epigráfico), outras ''in situ'' em seus mausoléus.



A Pontifícia Comissão para a Arte Sacra propôs ao HAF um programa de conservação que visa a restauração e melhoria de cerca de 15 sarcófagos. Aliyeva em nome da associação que preside, apreciou esta proposta que terá como resultado a assinatura de um novo acordo para financiar e colocar à disposição do público todo o complexo monumental.

Fonte: Religión Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...