sábado, 23 de janeiro de 2016

Uma pequena paróquia tem nove pinturas de Zurbaran na sacristia (Espanha)

Outras ainda tem um dos El Greco e as duas igrejas estão incluídas na "Rota da arte oculta da província", patrocinado pelo Conselho como uma atração turística



texto de JUAN LUIS MÁRMOL.

Há um fator curioso que se repete irremediavelmente em todas as cidades. Seus habitantes, para algo tão simples como um hábito e rotina, evitam ou esquecem que, nos edifícios mais emblemáticos que desenham a paisagem urbana tem autenticos  tesouros escondidos quando não é em si mesmo, como edifício, uma jóia. Isso acontece nas grandes cidades, mas também em lugares mais modestos.

Assim, se um levantamento de rua em cidades como Marchena, Moron de la Frontera, provavelmente, muitos ficariam surpresos se soubessem que na igreja que tanto visitam,ou que está na sua rota usual, encontrassem quadros dos renomados  Francisco de Zurbaran e El Greco.

Uma iniciativa da Provincia de Sevilla, sob o nome de "A arte oculta da província", tem organizado rotas para descobrir essas jóias da herança artística no campo sevilhano.

O mais valioso de Paradas.

Esta rota é uma obrigação para Paradas. Na pequena cidade se encontra a paróquia de St. Eutrópio. Este edifício, invulgarmente amplo para uma cidade dessas características, que abriga uma pintura de El Greco. Se trata de "O penitente Magdalene".

"Ninguém sabe como se chegou esse quadro", diz Maria Dolores Pastor, historiadora de arte da cidade, mas a teoria mais aceita é que o duque de Osuna Castilla trouxe-o quando ele construiu o templo. É, sem dúvida, a obra de arte mais valiosa de Paradas, e que viajou em várias exposições ao longo dos anos, mais recentemente em 2014, em Toledo, por ocasião do quarto centenário da morte de autor.

Pastor também aponta que "vários autores atribuem a pintura à oficina de El Greco, Francisco Preboste, mas o historiador Camon Aznar catalogou a como uma pintura de El Greco." O quadro está em um pequeno museu na paróquia de St. Eutrópio, no coração de Paradas.

Jóias de Morón

E no centro, mas de Moron de la Frontera, se encontra a paróquia de São Miguel Arcanjo. Este edifício imponente é um dos pontos que causa impacto na paisagem de Morón, popularmente conhecida como "a pequena catedral de Sierra Sur" São Miguel Arcanjo é uma igreja em si é uma jóia de arte e arquitetura. No entanto, a ignorância e negligência de tais edifícios faz que não sejam valorizadas como deveriam.

São Miguel abriga numerosas obras de arte, com destaque para o sacrário impressionante da capela, uma imagem da Imaculada de Luisa Roldan, o baixo-relevo de Andrés de Ocampo "A circuncisão" e muitas obras de grande porte que você pode visitar no museu da paróquia.

Os nove zurbaranes de Marchena

A rota se conclui com uma visita à paróquia de São João Batista, localizado no distrito de São João de Marchena. Na sacristia (inalterada desde o século XVII) se encontra uma coleção de nove pinturas de Francisco de Zurbaran.

Esta coleção, encomendada pela própria paróquia em 1634, é composto por um crucificado, a famosa Imaculada (que viajou para exposições de primeiro nível) e São João Batista. Mas não são as únicas obras que valem a pena visitar São João. Também se encontra uma pintura imponente de Vasco Pereira, "A Anunciação". Uma demonstração de que há mais patrimônio que mostram os museus.

Fonte: ABCdesevilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...