terça-feira, 1 de dezembro de 2015

“Em Busca do Presépio Universal”


Exposição
Museu de Arte Sacra - Sala Metrô Tiradentes
Duração:
02 dezembro 2015 - Tempo indeterminado



Museu de Arte Sacra inaugura a Sala Metrô Tiradentes com a exposição
“Em Busca do Presépio Universal”


O novo espaço de exposições cria uma grande oportunidade para que milhões de pessoas tenham acesso à arte!

O Ministério da Cultura, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos - Metrô, o Banco Safra e o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inauguram a Sala Metrô Tiradentes, um novo espaço de exposições que, ao dinamizar o aproveitamento das estações para além do transporte de passageiros, cria uma grande oportunidade para que milhões de pessoas tenham acesso à arte, uma forma de aproximá-la mais do cidadão.

O projeto é uma iniciativa inédita do Programa de Ação Cultural do Metrô, ideia que surgiu após o êxito da instalação de uma vitrine do museu dentro da estação, há dez anos, onde foi exposta uma peça do acervo, que era trocada periodicamente, dentro de uma temática.

O universo dos presépios trata de cenas da natalidade, cujo o nascimento de Cristo é o centro das representações. Todos os anos, tradicionalmente, o Museu de Arte Sacra apresenta nas comemorações natalinas uma mostra de presépios e, este ano, indo além da tradição, brinda a população com um novo espaço, o qual permitirá que muito mais pessoas tenham a oportunidade de apreciar essa arte que perdura há anos.

A sala será inaugurada com a mostra “Em Busca do Presépio Universal”, que apresentará cerca de 30 conjuntos da Coleção de Presépios do MAS, muitos provenientes do antigo Museu de Presépios, que aqui está desde a década de 1980. Dentre os conjuntos está “La Nascita de la Esperanza”, uma obra belíssima de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo em presépios. Deste exemplar foram confeccionadas cinco unidades, a nossa e outras quatro, as quais foram distribuídas para museus do mundo, entre eles o Vaticano.

A Sala Metrô Tiradentes permitirá ao público conhecer um pouco do Museu de Arte Sacra, localizado a poucos metros da estação do Metrô. O projeto tem ainda o patrocínio do Ministério da Cultura, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – Metrô e do Banco Safra.


Exposição "Sala Metrô Tiradentes – Em Busca do Presépio Universal"
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Período: em cartaz a partir de 02 de dezembro de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Sala Metrô Tiradentes
Estação Tiradentes do Metrô – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: quarta a sexta-feira das 9h às 17h | sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: os passageiros do Metrô terão livre acesso à Sala.
Número de obras: cerca de 30 conjuntos
Dimensões: variadas

Um comentário:

  1. O catálogo da exposição está à venda na loja do Museu de Arte Sacra por R$20,00 e também foi disponibilizado online em: http://issuu.com/quedesign/docs/em-busca-do-presepio-universal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...