quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

26ª Exposição Franciscana de Presépios



 

Sempre com muitas novidades a exposição franciscana de presépios do Convento São Francisco (São Paulo) chega a sua 26ª edição, com setenta presépios inéditos, divididos em vitrines ambientadas com cenografias únicas e originais, material reciclado e criatividade que dão aos presépios o destaque merecido. Desde 2010, Frei Róger Brunorio, que também é museólogo faz a curadoria e este ano se despede de São Paulo, com o compromisso de levar os visitantes a refletirem sobre o Mistério do Natal à luz do tema: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso".

A escolha do tema foi por causa do Ano Jubilar Extraordinário instituído pelo Papa Francisco. Na cena do presépio podemos contemplar o grande ato de amor de Deus pela humanidade. "Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai". Ali, na fragilidade da criança está o grande mistério do perdão e da reconciliação. "Na "plenitude do tempo ((Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Que o vê, vê o Pai (cf. Jô 14,9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus."

A mostra de presépios é também uma oportunidade de poder conhecer outras culturas e dialogar com outros povos. Para a exposição desse ano são exibidos presépios de 14 estados brasileiros e de quinze países. Os conjuntos são originais e algumas peças são únicas. Os presépios são feitos de material diverso e artesanal. A riqueza nos detalhes das obras leva o visitante a perceber a diversidade das culturas brasileira e estrangeira. O presépio de Caruaru - PE, tem cores fortes e traços regionais na figuras. Do Vale do Paraíba, a Sagrada Família é composta por um pescador, uma lavadeira e um menino índio. De Tiradentes - MG, o presépio foi feito de madeira de demolição e pintado à mão. De Vitória - ES, há dois conjuntos, um feito de escama e concha, e o outro, de tronco de árvore queimada. Da Rússia, o presépio é tipo matrioska. Da Alemanha, dois exemplares típicos em madeira dão forma e cor. E do Japão, os três personagens são com os traços e vestes orientais. E assim, de cada lugar ou região os presépios são carregados e imbuídos de elementos típicos e culturais.

A quantidade e a qualidade dos presépios, bem como a diversidade de material usados nos cenários com abordagens cheios de forma, conteúdo e espiritualidade faz a mostra ser atraente e interessante. Além do passeio cultural pelos presépios, os visitantes ainda poderão desfrutar a arquitetura franciscana presente na igreja do século XVII e no convento construído na década de 1940.

26ª Exposição Franciscana de presépios
Convento São Francisco
Largo São Francisco, 133 (ao lado da Faculdade de Direito)
Sé - São Paulo - SP


Informações e agendamentos:
tel.: 11 3291 2400
E-mail: presepios@franciscanos.org.br

Visitação
De 08 a 30 de dezembro de 2015
Seg à Sex.: 9h às 17h
Sáb.: 9h às 15h
Dom.: 9h às 12h
*Nos dias 24 e 25 não haverá visitação.


Fonte: Frei Roger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...