quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Peritos do Brasil e Peru reconstroem o rosto de São Martinho de Lima



Por Abel Camasca

O rosto de São Martinho de Lima, o santo da vassoura, foi apresentado no dia 3 de novembro, data da sua festa litúrgica, na Basílica do Santíssimo Rosário de Lima (Peru). Ali, os especialistas que fizeram esta investigação baseada no crânio do Santo revelaram, entre outros detalhes, que Frei Martinho tinha dificuldades para mastigar.

Tudo começou com uma Missa Solene presidida por Dom Chau, Bispo Auxiliar de Lima, e concelebrada pelos sacerdotes dominicanos. Durante a homilia, o Prelado ressaltou o serviço humilde de São Martinho e recordou as palavras de São João XXIII, que o chamou “Martinho da Caridade” em sua Missa de canonização.

Uma vez finalizada a celebração Eucarística, Pe. Luis Ramírez, Superior do Convento de São Domingo, lugar no qual São Martinho viveu, apresentou os especialistas da ONG Ebrafol (Equipe brasileira de antropologia forense e odontologia legal), os quais estavam encarregados pelo estudo.

Dr. Paulo Miamoto explicou detalhadamente como conseguiu reconstruir, digitalmente e em 3D, o rosto de São Martinho. Deste modo, assinalou que quando o Santo morreu tinha somente dois dentes. Por isso o Frei teve problemas para mastigar. Comia com dificuldade e seu rosto se deformou um pouco à altura do maxilar.

Por sua parte, o desenhista em 3D, Cícero Moraes, explicou que no momento de fazer a representação gráfica do rosto do Santo, o resultado coincidia muito com uma pintura antiga e uma estátua do Frei, localizadas no convento de São Domingo, elaboradas por autores desconhecidos.

Finalmente, ante milhares de fiéis presentes no Santuário do Santíssimo Rosário, divulgaram o rosto de São Martinho de Lima, com a aparência de uma pessoa idosa.

Esta importante investigação foi possível graças à ONG Ebrafol, junto com o Convento de São Domingo e as Universidades peruanas São Martinho de Lima e Inca Garcilaso de la Vega. Este grupo também impulsionou, há alguns meses, a reconstituição dos rostos de Santa Rosa de Lima e São João Macías, contemporâneos de São Martinho.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...