quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Envolver a beleza na Evangelização pede Cardeal Grocholewski em Congresso na Polônia

O oitavo Congresso Internacional "Os católicos e a arte: oportunidades e ameaças", realizado em Torun, Polônia, foi iniciado com uma conferência inaugural ministrada pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica. O purpurado recordou a conexão entre a realidade espiritual e a beleza e a necessidade de envolver esta última na formação integral do homem: "É necessário que a formação de experimentar a beleza esteja envolvida na transmissão da Fé".




"No mundo criado brilha a beleza do Criador, que na realidade conduz a verdade e o bem, até Deus, que é o maior artista", expôs o Cardeal Grocholewski, que ressaltou a importância de somar a beleza como um dos componentes importantes da educação do homem. "A educação à beleza que impregna todos os componentes da formação humana integral", afirmou o Prefeito. "Há uma conexão da beleza com a educação espiritual do homem. Se deve fazer um esforço para que os artistas em seu trabalho se sintam reconhecidos pela Igreja, especialmente se seu trabalho levanta pensamentos até Deus".

O purpurado recordou que a beleza material é imagem da beleza divina, que encontra sua maior manifestação em Jesus Cristo, revelação de Deus invisível. "O que se necessita não somente é ser sensível à beleza, mas também aprofundar a sensibilidade religiosa, o que permite que a beleza não só seja vista, mas também fazer que seja uma ferramenta para levar adiante o espírito até a eternidade", indicou o Cardeal. "É necessário que a formação de experimentar a beleza esteja envolvida na transmissão da Fé".

O Prefeito indicou que a beleza, para poder cumprir esta elevada missão, deve estar ordenada ao bem e à verdade, para não converter-se em uma forma de engano. O duplo risco que enfrenta a arte cristã é o "culto à fealdade" a qual chamou a resistir e a arte desprovida de um valor educativo, que não levanta "um anelo do homem pela permanência e a eternidade", mas provoca "um desejo de poder e possessão".

O Congresso é organizado pela Universidade de Torun, em cooperação com o Departamento de Filosofia da Arte e Cultura da Universidade Católica de Lublin. O evento conta com o Patrocínio do Pontifício Conselho para a Cultura e ocorre na Escola de Cultura e Meios de Comunicação Social em Torun, Polônia. (GPE/EPC)



Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...