quarta-feira, 4 de novembro de 2015

“A Pintura Quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim"


No próximo dia 5 de novembro, às 18h00, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acolhe a apresentação pública da obra “A Pintura Quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim”, da autoria do investigador Vítor Gaspar, naquele que será o estudo mais completo sobre a parceria habitualmente denominada de “Mestres de Ferreirim”. Antes, quando forem 16h00, o projeto “Vale do Varosa” estará em destaque com uma comunicação da autoria de Luís Sebastian, Diretor do Museu de Lamego, intitulada “Projeto Vale do Varosa. Da investigação à musealização”.
O projeto Vale do Varosa assenta na criação de uma rede de monumentos abertos de forma integrada à fruição pública, tendo como núcleo principal, numa primeira fase, os Mosteiros cistercienses de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas e o Convento franciscano de Santo António de Ferreirim.
Neste âmbito, o Museu de Lamego, enquanto instituição gestora do projeto, sob a égide da Direção Regional de Cultura do Norte, prossegue a sua política de divulgação da investigação em torno dos monumentos que integram a rede “Vale do Varosa”, levando até à FCSH-UNL o próprio projeto e o mais recente estudo sobre o Convento de Santo António de Ferreirim.
Em “A Pintura Quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim”, ao longo de cerca de 100 páginas, o autor procura dar resposta a “velhas” questões em debate na historiografia da arte portuguesa recorrendo a “novas” metodologias. Vítor Gaspar vai nesta obra aliar os tradicionais métodos de abordagem aos mais recentes métodos laboratoriais de estudo material das obras de arte.
Será que se conhecem realmente as pinturas que o Infante D. Fernando, filho de El Rei D. Manuel I, contratualizou com Cristóvão de Figueiredo? Em que fase da empreitada participam Garcia Fernandes e Gregório Lopes? O que fez cada um? Existem pontos de contacto entre os três pintores? Como é o trabalho de parceria?
Estas são algumas das questões a que o autor responde nesta obra, cuja apresentação contará com a presença do autor, do professor Doutor Vítor Serrão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), do Professor Doutor Luís Manuel Aguiar de Morais Teixeira (Universidade Lusíada de Lisboa), do Professor Doutor Manuel Ribau Teixeira (Investigador Principal Aposentado do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) e da Professora Doutora Raquel Henriques da Silva (FCSH-UNL).
Licenciado e mestre em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar, Vítor Gaspar possui ainda o bacharelato em Engenharia Química Industrial e Diploma de Estudos Superiores Especializados em Arte, Arqueologia e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar; mestre em Teorias da Conservação e Restauro do Património Artístico e Urbanístico e doutorado em História da Arte pela Universidade Lusíada de Lisboa; Especializado em Análise Cientifica Aplicada ao Restauro de Obras de Arte, pelo Instituto para a Arte e Restauro em Florença, Itália, e em Prática de aquisição de Espectros Raman, pelo Laboratório de Espectroscopia de Raman da JobinYvon, Paris, França. Foi docente na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar, onde é responsável pelos Laboratórios de Física, Química e Raios X.
Durante a tarde, a partir das 14h00, serão ainda disponibilizadas ao público edições Museu de Lamego/Vale do Varosa a preços especiais.
A entrada é livre (FCSH-UNL/Torre B-Auditório 2). Lisboa - Portugal

PROGRAMA

14H00 | Disponibilização de edições Museu de Lamego/Vale do Varosa a preços especiais

16h00 | Conferência: «Projeto Vale do Varosa. Da investigação à musealização»
Doutor Luís Sebastian | Museu de Lamego/Vale do Varosa/DRCN

18h00 | Apresentação pública da obra «A Pintura Quinhentista do Convento de Santo António de Ferreirim», com a presença do autor, do professor Doutor Vítor Serrão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), do Professor Doutor Luís Manuel Aguiar de Morais Teixeira (Universidade Lusíada de Lisboa), do Professor Doutor Manuel Ribau Teixeira (Investigador Principal Aposentado do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) e da Professora Doutora Raquel Henriques da Silva (FCSH-UNL)

Saiba mais em http://www.museudelamego.pt/?p=6101


Fonte: Museu de Lamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...