terça-feira, 24 de novembro de 2015

2º Encontro dos Sineiros de Minas Gerais

De acordo com a Política Nacional de Patrimônio Imaterial, todo bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil terá um Plano de Salvaguarda com vistas a apoiar a continuidade do bem de modo sustentável e promover a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência. Nesse sentido, a Superintendência do IPHAN em Minas Gerais deu início, em 2010, ao processo de elaboração do Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiros em Minas Gerais, através da realização de encontros com os sineiros dos municípios contemplados pelo inventário que instruiu o processo de Registro – São João Del Rei, Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Tiradentes, Sabará, Mariana, Catas Altas e Congonhas – com vistas a levantar suas demandas e necessidades em relação à continuidade deste ofício e desta forma de expressão tradicional no Estado. 

Em 2010 foram realizados os encontros com sineiros das cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Sabará, Diamantina, Serro e São João Del Rei. Em razão de condições adversas encontradas nos anos de 2011 e 2012 na Superintendência de Minas Gerais, somente em 2013 puderam ser realizados os encontros com os sineiros de Tiradentes e Congonhas, encerrando-se assim a primeira etapa do processo de elaboração do referido Plano de Salvaguarda, concretizada na produção do Quadro Demandas para a Salvaguarda – Primeira Sistematização pela equipe técnica do setor de Patrimônio Imaterial do Iphan MG.

Nesse ano, o 2º Encontro Estadual de Sineiros de Minas Gerais – será realizado entre os dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Ouro Preto, tendo em vista o interesse dos sineiros em conhecer mais de perto não apenas os toques e práticas sineiras deste município, mas sobretudo a experiência de formação da Associação de Sineiros de Ouro Preto/ASSOP.
Mais informações no Departamento Patrimônio Cultural Imaterial do Iphan-MG pelo telefone 31 3222 2440 ou pelo e-mail corina@iphan.gov.br



Fonte: IPHAN - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...