domingo, 30 de agosto de 2015

Curso de Arte Sacra: "Patrimônio Sacro: História, Preservação, Restauro"




Patrimônio Sacro: História, Preservação, Restauro

Marcos Tognon (UNICAMP) Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto (1988), mestrado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Storia Della Critica D'arte - Scuola Normale Superiore Di Pisa (2002). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Arte. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Restauro dos Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Histórico-Artístico, Crítica de Arquitetura, História das Técnicas construtivas históricas e Inovação Tecnológica do Restauro Arquitetônico. É coordenador do I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da UNICAMP e conselheiro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), mandato 2006-2008.

O curso tem como objetivos estudar a história e a formação da Arquitetura Religiosa no Brasil, suas tipologias e configurações entre os séculos XVI e XX, e as respectivas iniciativas de valorização e de restauro desse patrimônio sacro nos dias de hoje.
Entre os principais conteúdos está a capacitação dos participantes na intepretação das tipologias, estruturas compositivas, técnicas construtivas e ambiências urbanas dos monumentos religiosos católicos brasileiros nas principais cidades e capitais brasileiras. Serão apresentados também as principais referências na preservação do patrimônio sacro, desde as cartas legislações válidas no Brasil, assim como as indicações da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, instituída em 1988 pela V.S. Papa João Paulo II.

Programação
14.09:A origem das tipologias religiosas no Brasil Colonial;
15.09:O repertório formal, artístico e técnico do Patrimônio Sacro Brasileiro edificado (séculos XVI-XX);
16.09:As políticas de preservação no Brasil;
17.09:Cartas Patrimoniais, Legislação e as Indicações Pontifícias;
18.09:O restauro do patrimônio sacro: estudos de casos brasileiros 1930-2010;
19.09:Visita ao centro histórico da cidade de Cachoeira (sábado).

Local: Mosteiro de Nossa Senhora da Graça
Av: Princesa Leopoldina, 133
Período:14 a 19 de setembro de 2015
Horário: 17h a 20h

Investimento: 350,00


Hotéis e hospedagem* | Hotels and Accommodation
multirotasturismo@gmail.com
Tel: (71) 4102-5860/9144-2215
Sr. Walter Doria 

Solicite a ficha de inscrição: saobentoarte@gmail.com

Depósito Bancário:
Conta Corrente em nome do Mosteiro de São Bento:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1416 Operação: 003 C/C: 866-3


Fonte: Patrimônio Sacro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...