sábado, 18 de julho de 2015

O gótico leonés de Nicholás Francés reaparece na Catalunha

A família Gallardo Ballart doou ao MNAC, como os impostos, as obras do artista que decorou a Catedral


pinturas de Nicholás Francés na capela de Santa Teresa da Catedral de Leon - ARQUIVO HISTÓRICO DO DIÁRIO DE LEÓN

Por VERONICA VIÑAS

Nicholás Francés, pintor por excelência da Catedral de León e cujo legado é encontrado disperso pelo mundo, agora reaparece na Catalunha, depois de leiloados no início deste ano, duas tábuas do grande mestre do século XV, na sede de Nova Iorque das casas de Christie's e Sotheby's. A poderosa família Gallardo Ballart, dona do império farmacêutico Almirall, doou ao Museu Nacional de Arte de Catalunha (MNAC) dezessete obras de arte medieval, de artistas-chave dos séculos XIV e XV, como citado: Nicholás Francés, e também Jaume e Pere Serra, Lluís Borrassà, Bernat Martorell e Martín Bernat.

Não é uma doação desinteressada, mas o resultado de um acordo entre o colecionador com o museu e os departamentos de Economia e de Cultura da Generalitat, pelo qual o governo catalão está comprometido em aceitar o resto da coleção como pagamento de impostos futuros. Jorge Gallardo Ballart, engenheiro industrial e presidente do laboratório farmaceutico Almirall, com seu irmão Antonio -vicepresidente- uma das 50 maiores fortunas do país, segundo a revista Forbes.

Até agora, nem o museu nem os empresários anunciaram que as obras de Nicholás Francés foram entregues ao MNAC, que com estas obras passa a ter uma das melhores coleções do mundo de arte gótica.

Mestre Nicholás, de origem francesa, tendo se instalado em Cardiles onde viveu até sua morte em 1468, tornou-se, curiosamente, um dos artistas mais cobiçados deste ano.

Em janeiro Christie's retirou no último momento o trabalho do Mestre Nicholás "Missa de São Gregório", que tinha um preço inicial de 300.000 e 500.000 dólares. A sala de leilões, amparada em sua confidencialidade proverbial, se recusou a explicar, mas é relativamente frequente que um cliente prefere fazer um bom negócio antes do leilão, assim a peça nem sequer chegar a leilão. Outra possibilidade é que exista algum problema jurídico.

O nome de Nicholás Francés está indissoluvelmente ligada à Catedral de León. Ele foi o autor do primitivo retábulo da catedral, terminado pelo mestre em 1434, mas muitos de cujos painéis foram transferidos para outros templos ou se perderam a partir de 1740, quando os canónigos da Pulchra o desmantelou para instalar em seu lugar um churrigueresco, de Narciso Tomé.

O espólio

Dois anos atrás, uma casa de leilões em Barcelona vendeu uma das tábuas deste retábulo. "Como eles chegaram aqui?" Pesquisadores como Alejandro Valderas, que tentaram traçar as tábuas faltantes do retábulo, descobriram que o arquiteto Juan Crisóstomo Torbado ficou com algumas obras de mestre medieval em troca de seu trabalho para a Igreja. O Instituto Amatler de Barcelona tomou em 1947 uma série de fotografias que apareceram várias das peças tinha sido acumuladas por Torbado. Entre os anos de 30 e 50, os grandes colecionadores catalães começavam se interessar pela arte gótica leonina e não se encontravam obstáculos na aquisição de obras. Torbado morreu em 1947 e sua herança foi vendida em Nova York. O comerciante é Ignacio Martínez, o antiquarista se implicou na venda do claustro de Palamós, que presumivelmente vem da Catedral românica de Salamanca.

O nome deste antiquarista, está intimamente ligado à exploração sofrida em León na primeira metade do século XX, aparece nas faturas da venda do legado de Torbado de Museu Nacional d'Art de Catalunha.

Fonte: Diario de León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...