quinta-feira, 23 de julho de 2015

Museu de Arte Sacra será entregue no aniversário da cidade de Goiás



Museu passava pela sua primeira etapa da obra de restauração, desde novembro do ano passado

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega neste sábado, dia 25, a primeira etapa da obra do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, em execução desde novembro do ano passado na cidade de Goiás. Os trabalhos no local foram feitos em parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e com recursos de R$ 500 mil, advindos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Entre os trabalhos executados no Museu de Arte Sacra estão ações emergenciais, como drenagem e reforços estruturais, e ainda, serviços essenciais, como revisão das instalações elétricas, substituição de reboco, recuperação das esquadrias e repintura. Foi contemplada também a elaboração do projeto executivo para a segunda etapa da obra de restauração, a ser realizada pelo Ibram.

A obra será entregue no sábado, durante as comemorações do aniversário da cidade de Goiás e festa de Sant’Ana, sua padroeira. Na ocasião, o Estado de Goiás celebra a data com a transferência de sua Capital para a cidade. A cerimônia de entrega da obra faz parte da programação do evento e contará com a presença da presidente do Iphan, Jurema Machado, do Diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, da Superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, entre outras autoridades. Na mesma data, o Iphan também fará a entrega da obra do Casarão da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, realizada no âmbito do PAC Cidades Históricas.

Museu de Arte Sacra da Boa Morte

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi construída em 1779, com arquitetura religiosa e fachada com elementos característicos do barroco. O templo foi tombado pelo Iphan em 1950 e passou a museu em 1968, com nome de Museu da Boa Morte. Seu acervo inclui os altares da igreja, diversas imagens sacras do escultor goiano Veiga Valle, além de uma Nossa Senhora do Rosário de origem portuguesa, único bem móvel tombado individualmente pelo Iphan em Goiás. O Museu de Arte Sacra também possui pratarias e telas de cunho religioso, terços e coroas dos séculos XVIII e XIX, 
mobiliários do século XIX, entre outros. 

Fonte: IPHAN
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...