sexta-feira, 31 de julho de 2015

Curso de Extensão em Arte Sacra

Inscrições para 2º/2015
Início das aulas: 03 de agosto de 2015

A Arte sacra é o testemunho da inter-relação entre o Oriente e o Ocidente. Percebe-se isso no pensamento dos Padres e nos grandes concílios da Igreja dos primeiros oito séculos de cristianismo. A intuição do Concílio Vaticano II pede que se mantenha o costume de expor nas Igrejas à veneração dos fiéis as imagens sagradas com a implícita consequência de criar Academias de Arte Sacra para a formação de artistas (Cf. Vat. II, Sobre a Liturgia, n 125 e 127).

A partir do conceito de idolatria, os participantes serão iniciados no conhecimento dos aspectos bíblicos e patrísticos do culto das imagens e do valor da Arte sacra como patrimônio da humanidade. Haverá uma reflexão sobre os fundamentos teológicos da Arte sacra com base na doutrina oficial da Igreja mostrando sua origem que brota da revelação e que está à serviço do culto e da Liturgia. Conclui-se que a encarnação do Verbo Divino justifica as representações de Cristo e da Virgem Maria, assim como a veneração das imagens e ícones sagrados.

Considerações gerais sobre a valorização da “Arte sacra” como fenômeno singular e absoluto. A Arte sacra nas mais remotas eras pré-históricas. Arte sacra na vida da Igreja. Arte sacra e Bíblia na Igreja. Arte sacra e liturgia.

QUEM É A PROFESSORA?


Profª. Drª. Ir. Ângela Tutas. Possui o Doutorado em Teologia Patrística - Pontifício Instituto Oriental (2010). Atualmente é professora de Patrística no Instituto São Boaventura em Brasília - DF. Tem experiência na área de Teologia patrística, História da Igreja na Antiguidade, História das religiões, Cartas Católicas, Apocalipse, Discernimento Espiritual, Seminário sobre "Arte Sacra", Seminário sobre "Paternidade e maternidade espiritual nos Padres da Igreja". Com interesse em outras disciplinas: História da espiritualidade, Cursos de Meditação Cristã, Palestras e Pregadora de Retiro espiritual com base na dinâmica de Santo Ignácio e na espiritualidade dos Padres Orientais.

PERFIL DO ALUNO

Pessoas interessadas em iniciar, aprofundar e até mesmo reciclar seus conhecimentos sobre a arte sacra e sua evalução histórica. Agentes de pastoral, membros de comunidades de vida, movimentos e associações eclesiais, diáconos permanentes e todos interessados em conhecer melhor o conteúdo visual e conceitual da arte cristã. Este curso exige a escolaridade mínina do ensino médio.

INÍCIO DO CURSO E CARGA HORÁRIA

Início do curso dia 03 de agosto de 2015 às 20Hs. Os encontros serão sempre às segundas-feiras.

Carga horária do curso é de 30 h/a. 15 encontros.

CERTIFICADO

Certificado de extensão em Teologia será emitido pelo Instituto São Boaventura, para tanto o aluno deverá ter presença e participação de 30h/a.

INVESTIMENTO

O curso tem o investimento de cinco mensalidades de R$ 100,00.

(*)Observações:

1) *A primeira parcela deve ser paga no ato da matrícula e a segunda 30 dias depois.
2) *O não-pagamento do curso e/ou de uma das parcelas implica o seu cancelamento e a não-emissão do certificado.

Informações: contato@isb.org.br ou tel.: 61 3349 0230

Fonte: Instituto São Boaventura
SGAN 915 Módulos ABC
(Anexo ao Santuário São Francisco)
Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...