sexta-feira, 24 de julho de 2015

Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador - Campos/RJ


Construída em 1935 em estilo neoclássico, destaca-se pelo conjunto de 32 vitrôs ricamente trabalhados. A bela fachada principal tem um vão coberto sustentado por quatro colunas.
História:
A história da Catedral se confunde com a própria história do nascimento da Igreja em Campos.
A primeira igrejinha matriz foi construída onde é hoje de São Francisco, em 1649 e seu primeiro Vigário foi o Frei Fernando de S. Bento.
Em 1653, a matriz já era citada nas Atas da Câmara da Vila de S. Salvador e, em 1674, passou a ser “capela provisionada com párocos” segundo Livro de Tombo nº 1, existente no arquivo da Catedral.
A segunda matriz (por estar em ruínas a primeira) foi construída em 1745, junto à Capela dos Passos, que já havia na Praça do S. Salvador.
Em 4 de dezembro de 1922, é criada a Diocese de Campos e a velha matriz passa à condição de Catedral, foi demolida e, no seu lugar, graças ao trabalho do Mons. João de Barros Uchoa, surgiu o atual templo, que foi sagrado em 28/03/1935.
Por decisão de Sua Santidade o Papa Paulo VI, em 11 de dezembro de 1965 recebe o título de Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
Texto extraído do site da Diocese de Campos/RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...