quinta-feira, 23 de julho de 2015

Catalonia Sacra - Frontão de Llanars

Catalonia Sacra se aproxima da frente românica de Llanars


O curador do Museu Episcopal de Vic (MEV), Marc Sureda, é um dos principais especialistas em arte medieval, vai apresentar na sexta-feira 24 de julho, às 19:00, a conferência sobre o frontão românico de Llanars, localizado na Igreja Paroquial de Santo Estevão desta cidade de Ripollès, e que há alguns meses e voltou ao seu lugar de origem após a realização de trabalhos de restauro. A conferência será realizada na mesma igreja, diante da obra.

O Frontão de Llanars é a obra-prima que a Diocese de Vic tem como proposta para este ano, em atividades da Catalonia Sacra. Esta atividade é gratuita.

Este frontão é um dos poucos que permanecem em sua igreja de origem. A magnífica restauração realizada há alguns meses retornou muito do esplendor original, escondido pela poeira dos séculos e dos anos. Centrado por um imponente Cristo em Majestade, o frontão conta a história de Santo Estêvão, o primeiro mártir e padroeiro da paróquia. Conhecer os detalhes desta obra-prima da pintura românica, - que se encontra no altar-mor - e outros itens de mobiliário e murais que certamente acompanharam a igreja paroquial, nos permite compreender o seu papel, a motivação dos pintores e as mensagens que queria transmitir os responsáveis. O alto valor da obra está em ter uma joia medieval -a pintura em madeira- em outra joia medieval -a igreja paroquial do século XII.

Catalonia Sacra

Catalonia Sacra é uma iniciativa dos bispos da região de Catalunha. Sua finalidade é apresentar o patrimônio arquitetônico e artístico ligada à Igreja Católica, e ajudar a sua visita. Este patrimônio, que representa uma alta proporção do rico patrimônio do território, é o resultado de 2.000 anos de relacionamento entre o cristianismo, a cultura, a identidade espiritualidade do país.

Fonte: Flama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...