terça-feira, 21 de julho de 2015

A Basílica de Nossa Senhora do Carmo em São Paulo

Um pouco do histórico:
“Inauguração do Novo Templo:
No Domingo de Páscoa, 1º de Abril, 1934, às 16 horas inaugurar-se-á o novo templo do Convento do Carmo… Presidirá às solenidades de inauguração e à bençam o sr. Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva, pregando durante a solenidade o revmo. Mons. dr. Martins Ladeira. Paranimpharão o acto solene os srs. dr. José Maria Whitaker e dr. Mario Egydio de Souza Aranha, Prior da Ordem Terceira do Carmo.
No dia 2 de Abril, segunda feira, às 10 hs., Missa solene no novo templo, estando os cantos a cargo de trinta clérigos do Convento do Carmo”.
(Do Estado de S. Paulo, Sexta Feira, 30 de Março de 1934).
011Os Carmelitas começaram a sua fundação em São Paulo no ano de 1594, com frei Antonio de São Paulo, que ergueu uma pequena Igreja.
Era o humilde começo do que seria em séculos posteriores a bonita Igreja do Carmo e o grande Convento da Ladeira do Carmo, na esquina da Rua do Carmo, atualmente Avenida Rangel Pestana.
Alguns anos depois os carmelitas compraram uma chácara de flores na Rua Martiniano de Carvalho e lá construíram uma Capela provisória, para onde transladaram, no dia 15 de abril de 1928, em solene procissão, a veneranda imagem de Nossa Senhora do Carmo.
No mesmo dia foi lançada a primeira pedra da nova Igreja do Carmo.
No dia 1º de abril de 1934, o arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva inaugurou solenemente a majestosa Igreja que hoje é a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.
Em 1940, por decreto de Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, passou a ser Igreja paroquial, sendo o seu primeiro vigário, frei Batista Blenke, O. Carm.
No dia 10 de dezembro de 1949, o bispo carmelita Dom Eliseu van de Weijer sagrou a Igreja, preparando assim a sua elevação à categoria de BASÍLICA MENOR, o que aconteceu com grande pompa litúrgica no dia 8 de dezembro de 1950, por decreto de Sua Santidade, o Papa Pio XII, do dia 13 de maio de 1950.
A Igreja do Carmo é um templo de grande vulto, amplo e espaçoso. Sua monumentalidade começa com a sua implantação, no coroamento de grande escadaria, de granito, que corresponde a toda a extensão da fachada.
Sua arquitetura filia-se a um movimento que buscava, na tradição colonial brasileira, os componentes para a sua expressão.
02
Os sinos, de bela sonoridade, além das horas, transmitem mensagens de alegria ou tristeza, um eloquente meio de comunicação.
O Órgão instalado na Basílica do Carmo foi construído, originalmente em 1934, com dois teclados e 2.206 tubos, pela fábrica alemã E. P. Walker.
Em 1955, foi ampliado com acoplamentos que duplicam o seu efeito, dando-lhe assim a sonoridade de um instrumento de 9.600 tubos. Este trabalho de ampliação foi realizado pelo técnico Pedro Inglada, antecessor do atual, Ricardo Clerice, que em 1981 iniciou uma reforma geral a qual, por diversos motivos, está sendo feita vagarosamente, na forma de uma manutenção periódica.
O Jubileu de Ouro da Basílica Menor de Nossa Senhora do Carmo nos aproxima, com alegria, de um dos mais belos templos católicos de São Paulo.
Texto de FREI NUNO A. CORREIA – O. CARM. São Paulo, 16 de julho de 1984 ( in memoriam)
***

Ajude no Restauro Basílica

Oração pelo restauro


Ó Deus, autor de toda beleza, infundi no coração de muitos o amor pelo que é belo, especialmente pela Basílica de Sua Santíssima Mãe, nesta grande cidade.
Ajudai-nos a devolver esta casa de orações, cheia de fé, beleza e caridade para o povo brasileiro. Amém.

Banco Itaú – Agência: 0251 – Conta: 80005-8
frente basilica 1Restauro da fachada da Basílica Nossa Senhora do Carmo

Histórico do edifício

Em 1580 a Ordem dos Carmelitas chegou ao Brasil com intuito de formar uma colônia e com a missão de fundar conventos em diversas regiões do país.
Em 1592, o frei Antônio de São Paulo Pinheiro fundou a Igreja do Carmo de São Paulo, sobre a várzea do Tamanduateí. Em 1696, edificou-se o Convento dos Carmelitas, distinguindo o edifício antigo do novo.
Em 1697, foi erguida ao lado da igreja conventual a Capela da Ordem Terceira do Carmo, que permanece no centro até os dias de hoje.
Em 1927, o escritório de Ramos de Azevedo projeta novas torres para o edifício, porém, em 1928 desapropriou e demoliu os prédios da Igreja e do convento para construção da Avenida Rangel Pestana.
No dia 1 de abril de 1934 foi inaugurada a Basílica de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo, situada no bairro da Bela Vista (onde se encontra hoje), a qual foi projetada por Georg Przyrembel (1885-1956), arquiteto polonês filiado à arquitetura eclética, que soube aproveitar as obras sacras da antiga igreja do Carmo, como os dois altares (estão o altar-mor um sobre o outro) e os parapeitos dos janelões. As pinturas foram feitas por Tullio Mugnaini, as Vias Sacras por Carlos Oswald e os vitrais pela Casa Conrado com figuras de Santos carmelitas.
frente basilica 2
Patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso de São Paulo, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo estende as mãos para pedir ajuda para suas obras de restauro. Esta joia brasileira de rara beleza, listada entre as mais belas Igrejas do mundo, conta com as sua ajuda!
***
Veja Mais fotos:
Imagem venerada no altar morda Basílica

Fachada - foto de Ze Carlos Barretta/Folhapress

Interior da Basílica
Para mais informações visite o site oficial da paróquia: Basílica Nossa Senhora do Carmo
Página no Facebook: Basílica Nossa Senhora do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...