quinta-feira, 4 de junho de 2015

Tapetes da fé

Os Tapetes de Corpus Christi constituem uma belíssima tradição católica de "enfeitar" as passagens (ruas) onde se realiza a Procissão Eucarística. De fato, está contido no desejo humano, o fazer, o expressar a arte, principalmente se ela estiver unida a fé. 

Hoje, os fiéis, são levados aos mais singelos desejos de piedade e adoração ao Senhor, quando se fazem os tapetes, desde a concepção da ideia do desenho até sua finalização, seja ela nos minutos antes da Procissão. Acolhemos Nosso Senhor que passa por nós pelas ruas de nosso bairro, mas principalmente que entra e faz morada em nossos corações, muitas vezes tão tíbios ou ingratos. 

Não há normas para tamanhos de tapetes, desenhos, e nem materiais a serem utilizados, a única norma a seguir é o da fé representada, da espera nas graças a serem alcançadas, ou do agradecimento mais sincero à Deus pelos benefícios que nos cumula, através da Santíssima Eucaristia.

Não tratemos, pois, de esquecer o belo, de deixar de lado aquilo que fazemos por anos pela fé e que herdamos como testemunho de santidade... e assim acabar com os mais vivos sentimentos de gratidão e piedade. 

Hoje vemos muitas desculpas para não fazer os tapetes. Por ignorância ou comodidade perdemos muito daquilo que conquistamos como católicos: o testemunho de verdadeiros cristãos, nem tanto das mãos talentosas, mas dos corações que souberam expressar algo de belo para o Belo em si.

Que Nosso Senhor passe e nos renove a fé.
 




















Fotos da Internet de Tapetes no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...