quinta-feira, 9 de abril de 2015

A incredulidade de São Tomé - por Caravaggio



São Tomé Apóstolo e o testemunho da Arte

A tela pintada por Caravaggio volta de 1601, por encomenda do Marchese Vincenzo Giustiniani, para a galeria de pinturas de seu palácio, conforme consta em: "A vida dos escultores pintores e arquitetos" de Giovan Pietro Bellori, publicado em 1672, em Roma, e também por muitos documentos que se relacionam com o inventário.

No inventário da coleção Giustiniani de 1638 lê-se: "Na grande sala de pinturas antigas. A pintura acima da porta, a meia figura conta a história de São Tomé ao tocar no lado de Cristo, (tela com pintura a dedo altas palmeiras 5. Larga 6.5 incirca), pela mão de Michelangelo da Caravaggio com grades de armação preta e entrelaçada a  'ouro".

A tela é, portanto, parte do conjunto de Giustiniani e é um sopraporta, ou seja, pintura horizontal com figuras ao meio, de cerca de 150 cm de largura e 100 cm de altura. A pintura foi vendida várias vezes ao longo dos séculos, e, finalmente, depois de mais vicissitudes relacionadas com os eventos da Segunda Guerra Mundial, veio parar na coleção atual de Bildergalerie von Sanssouci Potsdam. Em 2001, em Roma, foi proposto para o público italiano em uma bela exposição dedicada à reconstrução da coleção Giustiniani.

Caravaggio constrói a pintura através de uma estrutura simples que, a essencialidade da cena aponta direto para o coração da narrativa evangélica. Cristo é cercado por três apóstolos, incluindo Pedro, por trás, e os outros dois na posição mais alta, e Tomé, que assustou, como você pode observar, ao se deixar levar pelo próprio Cristo e colocá-lo na ferida em seu lado. Jesus é representado com uma tez mais clara do que o grupo de apóstolos, criando, assim, um forte contraste cromático que resultaria na narrativa; para levar os fiéis a um envolvimento direto na ação, fazendo presente do que está acontecendo debaixo de seus olhos, e para enfatizar a fisicalidade do Cristo ressuscitado como o texto do Evangelho descreve.

Os três apóstolos de sobrancelhas franzidas espontaneamente (curvas salientes) perante o mistério da Ressurreição, seus olhos e bocas estão de alerta e abertos sem uma palavra, como que petrificados; 'um retrato do momento em que são pegos de surpresa'; diferencia a atitude psicológica de Tomé, que tem os olhos arregalados e perdeu com o olhar atônito para o abismo do que ocorre na sua frente. Jesus, inclinando a cabeça, com a mão direita desvia suavemente capa, mostrando a ferida no lado ainda em aberto e com a mão direita do apóstolo, introduzindo o dedo trêmulo de Tomé na ferida em seu lado; seu rosto parece sugerir uma expressão de dor imperceptível enquanto acompanhava o gesto que realiza com a mão de Tomé. 

Nesta pintura não há outro, tudo é envolto pela escuridão da sala, caso em que o fato, diante de nossos olhos há apenas quatro figuras afetadas pela luz que vem do alto, tudo é feito por meio de uma descrição psicológica inteligente de apóstolos, e mais nada.

No Evangelho de João, lemos: "Na noite daquele dia, o primeiro dia da semana, enquanto que as portas estavam trancadas, no lugar onde os discípulos se reuniam, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs no meio deles e disse: A paz seja convosco! Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado e os discípulos se alegraram quando viram o Senhor "(Jo 20: 19-20), Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio.Os outros discípulos disseram: Vimos o Senhor! Mas ele disse-lhes: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e colocar minha mão no seu lado, não acreditarei. Uma semana depois, estavam os discípulos outra vez reunidos e Tomé com eles. Jesus veio, estando fechadas as portas, e se pôs no meio deles e disse: Paz seja convosco! Depois disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; Estende a tua mão e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente! Tomé respondeu-lhe: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, acredita tu: bem-aventurados os que não viram e creram "(Jo 20: 24-29)

João descreve em detalhes o que aconteceu e destaca a atitude humana de Tomé, que é cético sobre o que lhe é dito por outras pessoas e impõe suas condições de Fé, como fazemos todos os dias de nossas vidas onde enfrentamos as dificuldades do mundo... Caravaggio pintou esta perturbação, que também é nossa, e tão sábio transpõe a descrença para a excelência não só na figura óbvia de Tomé, mas também na dos outros dois apóstolos na pintura. Na verdade, a propósito da pintura não é apenas para dizer que os fatos que são descritas por João, mas sim para nos perguntar diante do mistério da Ressurreição, em sua aparente corporalidade. Cristo ressuscitou, está vivo; a pintura de Caravaggio confronta-nos com a questão do anjo para as mulheres: "Por que procurar entre os mortos aquele que está vivo?"(Lc. 24,5). 

O dedo de Tomé mergulha na carne de Jesus; a mão áspera com unhas sujas de seu trabalho diário, é a mão de todos os que são chamados por fé para crer em Cristo. O ceticismo derrete na maravilha; olhos estão bem abertos na frente dessas feridas e a boca tremendo gagueja em uma voz fraca: "Meu Senhor e meu Deus!".

A arte de Caravaggio, como a de muitos outros ao longo dos séculos, tende a representar, por meio da técnica e ferramentas de pintura, a forma de realização do mistério da encarnação, morte e ressurreição de Cristo. O mistério de Jesus, que é plenamente homem e plenamente Deus, para dissipar essas dúvidas que mesmo os apóstolos, de acordo com a narrativa de Lucas, ficaram "assustados e com medo, pensando que estavam vendo um fantasma" (Lc. 23:37). A arte nos convida a ver com os olhos e meditar no coração as palavras de Cristo: "Por que estais perturbados e por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as minhas mãos e os meus pés, sou eu! Toque-me e vede; um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho "(Lucas 23: 38-39).

A este respeito, Santo Agostinho diz: "Cristo poderia curar as feridas de sua carne ao ponto de nem sequer abrir as pegadas das cicatrizes. Ele tinha o poder de não manter em seus membros a marca dos pregos, e não para manter a ferida em seu lado. (...) Ele, que deixou fixo em seu corpo as marcas dos pregos e da lança, ele sabia que no futuro haveriam hereges tão perversos que iriam distorcer o que disse Nosso Senhor Jesus Cristo, dizendo que fingiu ter carne e que mentiu para seus discípulos e vossos evangelistas, quando disse: "Tocai e vede (...) Suponha que há aqui uma marca..." O que você diria? "Isso Tomé viu e tocou; tocou as marcas dos pregos, mas que eram falsos..." 

"Ele (Caravaggio) compreende o que foi e que continua sendo a tarefa da arte, ou seja, afirmar que Cristo ressuscitou verdadeiramente, e que é verdadeiro homem e Deus verdadeiro. Como escreve Santo Agostinho: "A Verdade ressuscitou carne real. A Verdade mostrou aos discípulos após a ressurreição carne real. A Verdade mostrou cicatrizes de carne real para as mãos que o palpavam. Portanto, correi da falsidade, porque há de ganhar a Verdade."

Texto de Rodolfo Papa
Fonte original em italiano: Rodolfo Papa blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...