quinta-feira, 26 de março de 2015

Também na Páscoa se realiza o Presépio: Paróquia romana abre suas portas

Inspirada em uma antiga tradição napolitana originária do século XVI e com uma superfície de 30 metros quadrados, a Paróquia de Nossa Senhora do Valme em Roma abriu mais uma vez suas portas para que fiéis e peregrinos possam apreciar seu Presépio de Páscoa.
Também na Páscoa se realiza o Presépio 1.jpg
A bela representação dos momentos mais significativos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, nasceu por iniciativa do pároco, o sacerdote espanhol Alfredo Fernández, que animou aos seus fiéis a prepararem um presépio pascal, assim como se faz também para o Natal.

"Não é uma novidade, é uma realidade que existia já há tempos e que, involuntariamente, foi refrescada (...) A Semana Santa não é um fato para recordar uma tradição passada, é na verdade a semana do amor onde Cristo manifesta, através da liturgia, a verdade daquilo que Ele quer viver conosco. Então, tudo aquilo que ajude a viver esta verdade, bem-vindo seja!", disse o Padre Fernández em entrevista com o canal de televisão TV2000it.

Após o convite do pároco, os fiéis colocaram mãos à obra para a realização do Presépio baseando-se nos Evangelhos, posteriormente levaram a cabo uma investigação histórica sobre o tempo no qual ocorreram fatos, como era a corte romana, o Calvário, etc., para assim realizar a representação da maneira mais fiel possível. Em seguida, elaboraram uma maquete e começaram a edificar toda a instalação para que incorporem tecnologia para produzir efeitos sonoros, mecânicos, de luz e de projeção de imagens; que são os elementos mais chamativos do Presépio de Páscoa.
Também na Páscoa se realiza o Presépio 2.jpg
Desta maneira, quem visitar esta obra, poderá encontrar-se já não com o presépio dedicado ao nascimento de Jesus, mas com cenas de Jesus no Horto das Oliveiras, Sua flagelação, a Crucifixão, o Santo Sepulcro e sua Ressurreição; tudo acompanhado com uma narração audiovisual, efeitos de áudio, efeitos de movimento, como um terremoto, e projeções com uma duração de 15 minutos, que se convertem em toda uma catequese em torno do acontecimento pascal.
"Quem vem visitar este presépio com curiosidade, fica imediatamente encantado com a narração audiovisual e a ambientação histórica. É uma bela maneira de preparar-se para viver a Semana Santa", assegurou um dos organizadores ao jornal RomaSette.it da Diocese de Roma.
O presépio, cuja abertura ocorreu no dia 19 de março, permanecerá disponível para o público até o próximo dia 19 de abril todos os dias, excetuando-se a Sexta-feira Santa.
Também na Páscoa se realiza o Presépio 3.jpg
Esta não é a única representação Pascal que se realiza na Itália, em outros lugares, como Assis -onde nasceu o Presépio de Natal com São Francisco- também se faz um com os principais acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. (GPE/EPC)


Fonte: GaudiumPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...