terça-feira, 10 de março de 2015

Museu de Arte Sacra de São José dos Campos (SP) será reinaugurado após revitalização da Capela




Após revitalização da Capela Nossa Senhora Aparecida, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos (Travessa Chico Luiz, 67 – Centro) será reinaugurado nesta quinta-feira (12), às 19h, com um concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos apresentando músicas de Robert Schumann e Franz Joseph Haydn e a abertura da exposição “Arte Santeira”, de Magela Borbagatto. A entrada é gratuita.

O prédio, que passou recentemente por reformas de revitalização por toda sua arquitetura, manteve o projeto museológico original. As obras na capela começaram em outubro de 2014 e teve a consultoria da Gerência de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Foram feitas a reconstituição de alvenarias, o tratamento de acabamentos, a recuperação da pintura geral, e o paisagismo do jardim.

O quarteto de cordas formado pelos músicos Ana de Oliveira (violino I), Isaías Lopes (violino II), Bruno de Almeida (viola) e Gustavo Lessa (violoncelo) vai apresentar as peças Quartetto n°1 Op.41, de Robert Schumann, e Quarteto in C Major, de Haydn.

A primeira exposição temporária vai apresentar presépios e imagens de santos criadas pelo artista Magela Borbagatto, reconhecido como Mestre da Cultura Popular Brasileira pelo Ministério da Cultura.

Instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida e inaugurado em 2007, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos possui um acervo composto por imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, entre várias outras peças datadas do século XVIII ao XX e confeccionadas por artistas do Vale do Paraíba e região.

A Capela Nossa Senhora Aparecida, local que foi usado como oratório particular da família Cursino por volta de 1908 e foi adquirido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos nos anos 80, atualmente é preservada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).

O Museu de Arte Sacra ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; e nos sábados, das 8h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...