sábado, 14 de fevereiro de 2015

A Arte de Maria Fonseca

Arte Bizantina

A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período. 
Principais características da arte bizantina:
       Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais;
       Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores;
  • Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).
Pintura bizantina

Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.
Arquitetura
Na arquitetura podemos destacar a construção de grandes e imponentes igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. As decorações e pinturas religiosas, no interior das igrejas, eram muito utilizadas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia (localizada na atual Istambul).



Maria Fonseca é uma Artística Plástica , nascida em Fortaleza, Ceará, em 1985. Filha de Lídia Maria da Fonseca e Silva, Recife - PE e Ralph Stalberg Muniz de Melo, Natal -RN,  Iniciou-se na arte muito Jovem  tendo como mestres Claudio Pastro, Gustavo Montebello e Guadalupe         Monteiro. Seu talento, expressa nas figuras da Iconografia Sacro e reflete também  sua filosofia de vida profundamente  inspiradora que diz “Deus faz tudo belo ao Seu Tempo”(Eclesiastes 3,11).

Desde 1999 Maria Fonseca Muniz de Melo, se dedica à arte sacra, tendo cursado Iconografia Bizantina no Instituto de Iconografia na Catedral Greco – Melquita e Arte Sacra Espaço Sagrado com o Artista renomado Cláudio Pastro na Editora Loyola, Em São Paulo.

O seu dom, despertado desde criança, foi aprimorado na Comunidade Católica Shalom onde deu inicio o interesse pela Iconografia.

Desde 2008 a artista Cearense se dedica a  catequisar,  por meio da arte, ministrando cursos intensivos para alunos interessados .



Teve oportunidade em trabalhar com vários Artistas Sacros e Iconógrafos do Brasil , sendo os dois principais trabalhos o da Casa de Retiro da Nossa Senhora de Fátima das Irmãs Dorotéias de Fortaleza- CE (Atelier de Arte e Liturgia Shalom); o Santuário de Nossa Senhora de Fátima na Ilha do Governado Rio de Janeiro (Artista Gustavo Montebello). Artistas no qual influenciara-a na dedicação pela Iconografia, Liturgia e Sacralidade do trabalho Sacro.

Principais Obras:
ü  Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição , Pau dos Ferros – RN.

Obra – 3 (três) Painéis de 10m x 7m retratando o painel principal O Cristo Pantocrato e os demais o Batismo e Ministério Eucarístico.



üIgreja Cristo Rei – Fortaleza Ceará
Obra – Batistério. Tema: Batismo de Jesus. Painel 3mx2m.


üIgreja São Pedro de Tianguá - Ceará
Obra – Tema: Cristo Pantocrato Ressuscitado.
3 (três) Painéis, com destaque sendo o painel principal 10mx12m.


üMemorial Cristiano Varella – Muriaé MG.
Obra que retrata cenas de passagens bíblicas do Antigo ao Novo Testamento, inspiradoras na História da Salvação. Painel 36m de extensão x 2,40m altura.


üIgreja São Roque – Fortaleza Ceará
Obra – 3 (três) painéis, onde o painel principal é o Cristo Prantocrato.
Painel – 3mx6m.



Contato:

 Curta a Página: facebook.com/mariafonseca.arte

Visite o Blog: artesmariafonseca.blogspot.com

artesmariafonseca@gmail.com

+5585 96865609/ 86017667/ 91912323


Um comentário:

  1. Obrigada meu amigo, irmão, parceiro Atelier Khristianós pela delicada e amorosa indicação! Deus está contigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...