sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Igreja do século XVIII está desativada por falta de estrutura em Marechal, AL

Igreja Nossa Senhora do Rosário não tem missas celebradas há anos. Estrutura histórica sofre com a ação do tempo e é um risco à população.

Fachada da igreja mostra ação do tempo. (Foto: Carolina Sanches/G1)
Fachada da igreja mostra ação do tempo. (Foto: Carolina Sanches/G1)
A cidade de Marechal Deodoro, na região Sul de Alagoas, é conhecida por abrigar igrejas históricas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma delas é a Nossa Senhora do Rosário, com as primeiras construções iniciadas no século XVIII. Mas por problemas de estrutura, o templo religioso está fechado há anos e oferece riscos à população.
A edificação já existia por volta do ano de 1777 sob a forma de capela, sendo local de grande devoção entre os homens negros, de acordo com registros da Prefeitura Municipal. Eles mostram que a construção do atual templo foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário, para ser frequentada pelos escravos e ex-escravos. Sua fachada é marcada por traços neoclássicos.
O problema é que a estrutura foi prejudicada pela ação do tempo e a falta de manutenção. O local passou por uma pequena obra em 2007 e 2008, quando o pilão da fachada desabou, mas não foi suficiente para que as atividades fossem retomadas. Com a verba de R$ 300 mil que a prefeitura conseguiu através de alguns recursos, só foram feitas melhorias no reboco, na fachada e alguns pequenos reparos.
Atualmente, o prédio não possui bancos ou cadeiras para os fiéis e as missas que eram realizadas no local foram transferidas para outras paróquias como a de Nossa Senhora da Conceição. O único funcionário que permaneceu na igreja, José Benedito dos Santos, disse que só está sendo realizado no local o Terço dos Homens, que é rezado em uma sala.
Igreja não possui bancos para fiéis. (Foto: Carolina Sanches/G1)
Igreja não possui bancos para fiéis. (Foto: Carolina Sanches/G1)
“Teve uma obra na igreja, mas ela acabou e ficou muita coisa para ser feita. A fachada ainda está com a estrutura gasta e dentro da igreja o piso precisa ser recolocado. Se não fosse o Terço dos Homens a igreja estaria totalmente sem atividades”, informou Santos.
Moradores da região lamentam a falta de estrutura do prédio histórico. “É muito triste ver uma igreja história sem nenhuma atividade. As pessoas precisam ir em outras igrejas para frequentar missas, quando estavam acostumadas a vir na Nossa Senhora do Rosário”, disse o aposentado José Edmilson.
José Benedito dos Santos é o único funcionário da igreja. (Foto: Carolina Sanches/G1)
José Benedito dos Santos é o único funcionário da
igreja. (Foto: Carolina Sanches/G1)
Outro morador, Ladislau Neto falou sobre o risco de deterioração da estrutura. “Quando o pilão caiu foi um susto muito grande. Por sorte não havia ninguém perto. Estamos vendo a situação piorar a cada dia com a escada estragando e parte da parede com o reboco caindo e nada é feito”, reclamou o morador.
Projeto de restauração
De acordo com o Iphan, a igreja faz parte da poligonal de tombamento federal na cidade, porque fica no centro histórico. Existe um projeto de restauração total que já foi enviado para a União e está em fase de aprovação.
O chefe da Divisão Técnica do Iphan em Alagoas, Sandro Gama, explicou que o projeto terá recursos do PAC Cidades Históricas, que já aprovou a restauração. Ele informou que, através de um acordo com a prefeitura, o Iphan deverá ficar responsável por executar a obra.
Gama acredita que a reforma deve ter início ainda no primeiro trimestre do ano que vem. “O projeto prevê, além de toda a restauração, a compra do mobiliário. Acredito que depois disso a igreja já possa retomar as missas e as atividades que foram suspensas”, completou. Por Carolina Sanches
Fonte: G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...