domingo, 7 de dezembro de 2014

Curso de Verão: “Preservação e uso do Patrimônio Histórico: um estudo de caso"



"Entre os dias 12 e 24 de janeiro de 2015, em continuidade às discussões e aprendizados vividos ao longo do ano, vamos realizar um segundo curso de extensão universitária também no campo da conservação preventiva. 

Com 88 horas de duração, o curso "Preservação e uso do patrimônio histórico: um estudo de caso" tem a intenção de introduzir temas de conservação preventiva de edificações por meio de palestras de especialistas de diversas áreas teóricas e técnicas, e também, da realização de uma atividade prática: a leitura, seguida pelo estudo e exercício de gestão de conservação, de um bem patrimonial específico: a casa do administrador do Parque da Luz.  

Este edifício tombado pelo Condephaat e restaurado há cerca de 7 anos pelo DPH, carece de ações de conservação. Neste caso, com a participação dos arquitetos Lia Mayumi e Mauro Sanches (coordenadores do DPH), vamos construir em conjunto com os alunos e docentes, um roteiro e uma planilha de conservação preventiva, oferecendo ao final das atividades estes materiais aos gestores do parque da luz.

O curso vai contar com a presença de 16 docentes altamente qualificados e entre eles, com o prof Benedito Lima de Toledo, arquiteto emérito da FAU USP e um dos maiores especialistas na história de São Paulo. Também vai integrar a atividade, o prof. Percival Tirapeli, da Unesp, que entre outras ações e estudos, coordenou as obras de restauro (agora de conservação) da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em São Paulo. 

Nós acreditamos muito no formato deste curso: aprender a conservar as edificação é, entre outros aspectos, condição para conservar os acervos sob guarda em seu interior.

Fica aqui o convite! 

Profa. Mirza Pellicciotta"



Para saber mais sobre o Curso clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...