quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Curso: CONHECER O MOSTEIRO DE TIBÃES - Braga (Portugal)


Com o objetivo de divulgar e dar a conhecer o mosteiro, foi apresentado o curso: “Conhecer o Mosteiro de São Martinho de Tibães”, que irá decorrer entre os próximos meses de Janeiro e Maio, numa organização do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães e do Mosteiro de Tibães/DRCN – Direção Regional de Cultura do Norte.
A forma e o conteúdo dos módulos do curso foram dados a conhecer por Aida Mata, responsável do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães, na abertura da sessão inaugural, realizada ontem à tarde, nas instalações daquele convento beneditino.
Foram depois proferidas conferências por Frei Geraldo Coelho Dias e Luís Fontes, no sentido de integrar os participantes na temática do curso. Frei Geraldo Coelho Dias versou o tema “Tibães e os beneditinos portugueses”, descrevendo o percurso da ordem, desde as suas raízes e influências até entroncar com o Mosteiro de Tibães.
Luís Fontes, arqueólogo que desempenhou um papel fundamental na recuperação do edifício ao longo de 25 anos, abordou o tema “Olhar as paisagens através dos Mosteiros – o contributo da Arqueologia”.
Na sua dissertação, que abordou a presença dos monges beneditinos no Noroeste da Península Ibérica, com os diversos mosteiros implantados no Minho e Galiza, estabeleceu também as “ligações” entre os mosteiros beneditinos de S. Martinho de Dume e de S. Martinho de Tibães, com o nascimento deste a surgir após o desaparecimento do primeiro.
A terminar a sessão foi apresentado o livro “Os Bentos e os Bacos”, de autoria de Aurélio Oliveira, apresentação que esteve a cargo de Norberto Cunha.
O curso “Conhecer o Mosteiro de S. Martinho de Tibães”, arranca no dia 10 de janeiro, prosseguindo no dia 17, com horário com preendido entre as 15h00 e as 18h00, com a realização do primeiro módulo, subordinado ao tema “A Igreja do Mosteiro de Tibães: espaço de oração, espaço de arte”, tendo como professores, Paulo Oliveira, Elisa Lessa, Bernardino Costa (abade de Singeverga) e Eduardo Oliveira.
O segundo módulo terá lugar a 21 de fevereiro entre as 10h00 e as 15h00, sobre o tema “O Quotidiano: Do acordar ao deitar no Mosteiro de Tibães, séculos XVII, XVIII e XIX”, tendo como professores Aida Mata e Anabela Ramos.
O terceiro módulo está agendado para os dias 14 e 21 de março, no horário 15h00/18h00, subordinado ao tema “A Sabedoria no Mosteiro de Tibães, séculos XVII, XVIII e XIX”, a cargo dos professores Paulo Oliveira, Ana Isabel Monteiro e Maria João Costa.
Em abril realiza-se o quarto módulo, subordinado ao tema “O Senhorio do Mosteiro de Tibães – 1110-1834”, que será ministrado pelos professores José Carlos Peixoto, Anabela Ramos e Aurélio de Oliveira.
O curso encerra a 16 de Maio com o quinto módulo dedicado ao tema “Os novos/velhos usos do Mosteiro de S. Martinho de Tibães” que será alvo de reflexão por parte dos participantes».
Fontes: [Diário do Minho] / Página Urbi et orbi - comunicação






Rua do Mosteiro, 4700-565 Mire de Tibães, Braga, Portugal
+351 253 622 670

Fonte: Mosteiro de Tibães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...