segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Museu de Arte Sacra anuncia chegada do natal com exposição de presépios

Artistas como Junne Fontenele e Alair Fogaça exibem suas representações regionais de presépios em exposição que tem início nesta terça-feira, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Símbolos dos mais tradicionais, os presépios reconstituem a cena do nascimento de Jesus Cristo e a chegada dos Reis Magos para presenteá-lo. Passados tantos séculos, eles continuam sendo uma das celebrações mais importantes do Natal. Para festejar a importante data, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), em parceria com o Sesc Casa do Artesão, programou uma mostra dedicada aos presépios, que têm início nesta terça-feira (11.11), às 9 horas.

Titulada “Presépios: Tradição Natalina”, a mostra exibe 16 presépios de artistas regionais como Junne Fontenelle e Alair Fogaça, entre outros. Mais cinco obras exclusivas do acervo permanente do Museu somam ao conjunto de peças.

Representando as bases cristãs, o presépio, foi uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas pela Virgem Maria e São José no nascimento de Jesus. O santo decidiu mostrar, às pessoas mais humildes, como ocorrera o nascimento de Cristo, através de esculturas feitas em barro. Desde então os presépios passaram a ser montados em igrejas e casas da Itália, chegando também a outros países, incluindo o Brasil. Outros símbolos como a árvore, o Papai Noel, a ceia e as cantatas dão forma à celebração do nascimento do Menino Jesus ao redor do mundo.

Outras exposições do MAS-MT

Além da nova exposição, o visitante também poderá contemplar outras três que seguem abertas no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Trata-se das mostras Rádio Difusora do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Seminário Nossa Senhora da Conceição e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho; Antiga Catedral: Uma Viagem ao Passado; e Dom Aquino Corrêa: Ilustre Morador. Nas exposições, objetos, textos e fotografias que fazem o visitante viajar ao passado e conhecer a Cuiabá de outrora.

Constam também na programação atividades lúdicas e educativas, como desenhos livres representando as obras (pinturas e esculturas) que foram vistas durante a visita monitorada ao museu. As atividades estão estruturadas em desenhos livres, pinturas, colagens e modelagem de esculturas com argila.

Vale ressaltar, as exposições contam também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura por meio do contrato de gestão com a instituição gestora do museu. O Museu de Arte Sacra abre de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Serviço

Período: 11 de novembro a 06 de janeiro de 2015

Horário: De terça-feira a domingo das 9h às 17h

Endereço: Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, nº 239 2º Andar, Bairro Dom Aquino, Prédio Seminário Nossa Senhora da Conceição

Tel.: 3028-6285 – Agendamento para grupos com mais de 15 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...