sábado, 25 de outubro de 2014

Mostra recupera história do Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis

Primeiro museu da cidade completa 22 anos
O primeiro museu público de Angra dos Reis está completando 22 anos de fundação em 2014. O Museu de Arte Sacra, instalado nas dependências da igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro da cidade, foi fundado em 1992 a fim de reunir o acervo sacro da cidade. 
Para marcar a data e contar um pouco desta história, a Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar), abriu ao público a exposição ‘O museu no museu‘.

 A mostra conta a história do museu, desde a criação, já no final da gestão do ex-prefeito Neirobis Nagae (89-92). Construída em 1752, a igreja da Lapa e Boa Morte foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1954. 

- Esta exposição é um marco simples para celebrar a existência do primeiro museu de Angra. Infelizmente, por cinco anos, o Museu de Arte Sacra ficou fechado, mas, por determinação da prefeita Conceição Rabha, trabalhamos muito para devolver o espaço para a comunidade no ano passado - disse Délcio Bernardo, presidente da Fundação Cultural.

 Em função da riqueza do seu acervo, o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis é considerado um dos mais importantes do estado. Seu acervo reúne cerca de 3 mil itens, distribuídos em coleções de imaginária (figuras humanas bordadas ou pintadas), prataria e indumentária, que datam entre os séculos XVII ao início do século XX.

 As peças do museu angrense são oriundas das irmandades já extintas do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora da Conceição; das igrejas localizadas na Ilha Grande, Mambucaba, Ariró, Bracuí, Ribeira e Jacuecanga, assim como do culto doméstico das famílias cristãs católicas, que fez surgir imagens de cunho popular tradicional na região.

 Na mostra comemorativa, é possível encontrar duas das peças mais valiosas do museu: uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, do século XVII, em terracota (barro cozido), e outra, de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII, usada na procissão da padroeira da cidade em dezembro. 

Os interessados podem visitar a exposição até a primeira semana de fevereiro, de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita. O Museu de Arte Sacra da Igreja da Lapa e da Boa Morte funciona na Rua Dr. Bastos S/N, Centro de Angra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...