quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Manto do Círio 2014 é apresentado aos fiéis

 

Um dos símbolos mais expressivos do Círio de Nazaré, o manto que veste a Imagem de Nossa Senhora durante a Festa Nazarena e o ano seguinte, foi apresentado hoje (9) ao público, após missa na Basílica Santuário. O manto é o mesmo que a Imagem Peregrina usa nas 12 procissões do Círio e é um dos pontos altos da festa de Nazaré, sendo confeccionada exclusivamente para a ocasião. O tema do Manto 2014 é inspirado na música do Padre Zezinho “Ensina o teu povo a rezar”, pelo exemplo de Maria, que acompanhou seu filho, de Nazaré ao Calvário.

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, avalia o manto e sua representatividade. “O manto foi inspirado no tema do Círio este ano e conseguiu transmitir exatamente o que queríamos. E que venha mais um Círio. Viva Nossa Senhora de Nazaré”, exaltou.

A criação do manto 2014 foi inspirada no achado da Imagem e na Basílica Santuário de Nazaré. O fundo do Manto é recoberto de pérolas que simbolizam o orvalho que estava no manto da imagem quando encontrada por Plácido. No centro do manto raios em degradês de azul, nos mostra o céu onde Maria se encontra. Contornando os raios está um terço formando quase um relicário, no cerne está uma coroa com 12 estrelas, recordando a imagem do Apocalipse.

Todos os anos, o casal diretor convida um estilista para confeccionar o manto que é doação anônima de devotos, e apresentam a sugestão ao Arcebispo Metropolitano, responsável pela aprovação da ideia. “A produção do manto uniu três belos testemunhos de fé e devoção: o nosso, o do doador anônimo e a da estilista. É sempre uma honra colaborar, contribuir com a Festividade de Nossa Senhora. Reflexões sobre o tema e detalhes sobre os ícones e da história do Círio foram inspirações para a confecção do manto deste ano”, declarou Amélia Xerfan, integrante da Diretoria do Círio 2014.

Tradicionalmente, o manto que é guardado a sete chaves pela Arquidiocese e Diretoria da Festa até a solenidade, que foi realizada para centenas de fiéis já será usado para a primeira procissão oficial que acontece amanhã (10), o traslado de Ananindeua-Marituba. Ao final da celebração, os fiéis puderam levar folders contendo informações com os significados dos elementos que compõem a peça.

A devota Fátima Mota, que estava presente no momento da apresentação, falou emocionada sobre o momento e destacou a beleza do manto. “Tudo o que envolve Nossa Senhora é belo. A festa como um todo, a fé, as graças alcançadas por intermédio dela. E como não podia ser diferente, o manto. Está lindo. A cada ano se supera mais”, afirmou.

A estilista Stela Rocha, 75 anos, foi convidada pelo casal coordenador no início do ano e afirma que se sentiu surpresa e lisonjeada com o convite. Ela conta que desenhou e confeccionou o manto com grande carinho e dedicação para um dos trabalhos que ela considera o mais importantes de sua vida. “Para mim, foi mais que uma honra confeccionar o manto de Nossa Senhora, a quem sou tão devota. Foi a realização de um grande sonho e ficou exatamente como eu sempre sonhei”, explica a costureira, que levou aproximadamente cinco meses para concluir o trabalho.

Participaram também da cerimônia, que já é tradição do Círio, os Bispo Auxiliares, Dom Teodoro Mendes e Dom Irineu Roman, Bispo Emérito, Dom Vicente Zico, os Padres Barnabitas que residem na paróquia de Nazaré, membros da Diretoria da Festa e aproximadamente dois mil devotos marianos.

(Texto: Luana Santos)

Tema do Manto: Ensina o teu povo a rezar

 Ensina o teu povo a rezar
Maria Mãe de Jesus
Que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz
Que um dia o teu povo se anima e caminha com o teu Jesus.
Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus.
Maria mulher, ensina a teu povo o teu jeito de ser
O que Deus quiser
Maria senhora nossa
Maria do povo, povo de Deus.
Ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus

O tema do Manto 2014 é inspirado na Música do Padre Zezinho “Ensina o teu povo a rezar”. Pelo exemplo de Maria, que acompanhou seu filho, de Nazaré ao Calvário, refletimos no silêncio da oração, com a fé e devoção de uma mulher de Deus. 

A criação do manto 2014 foi inspirada no achado da Imagem e na Basílica Santuário de Nazaré. O fundo do Manto é recoberto de pérolas que simbolizam o orvalho que estava no manto da imagem quando encontrada por Plácido. No centro do manto raios em degrades de azul, nos mostra o céu onde Maria se encontra. Contornando os raios está um terço formando quase um relicário, no cerne está uma coroa com 12 estrelas, recordando a imagem do Apocalipse : "Apareceu em seguida um sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1). 

No terço do manto de 2014 as “Ave-Marias” são representadas por pequenas rosas em madrepérola, tornando presente a história do Rosário.  A história de nossa salvação se encontra no Santo Rosário, pois nele meditamos os mistérios de alegria, de luz, de dor e de glória de Jesus e a participação de Maria. A repetição das Ave-Marias é uma agradável e suave cantilena a nos embalar, conduzindo-nos a contemplar e meditar os momentos mais importantes do mistério da salvação.  Assim como a rosa é a rainha das flores, assim também o Rosário é a rosa e o primeiro dos atos de piedade.

Percorrendo todo o barrado do manto estão as folhas de acanto e a flor de lis, utilizadas nas ornamentações desde os tempos antigos e medievais, numa alegoria ao triunfo e a vitória de quem soube vencer os espinhos e a vitória sobre as provações da vida e da morte. Seu simbolismo envolve também os espinhos da planta, pensando no Cristo que venceu a morte. E, concluindo todo o simbolismo do manto temos o broche que fecha o manto. Este faz uma releitura do ornato conhecido como "Glória”, envolto com suas nuvens e anjos, arrematado por uma pedra da cor do Sol, cujo o brilho nos convida  a conhecer a luz de Cristo.


Detalhes dos símbolos
Fundo do manto - Para representar o orvalho que existia no primitivo manto quando a Virgem de Nazaré foi encontrada nas matas do Igarapé pelo caboclo Plácido. O fundo do manto foi totalmente recoberto  com pérolas de água doce.

Centro do Manto- Ao Centro do Manto, na parte de trás, raios em degrades de azul nos mostra o Céu onde Maria se encontra. Contornando os raios está um terço formando quase um relicário, no centro, junto ao terço, está uma coroa com 12 estrelas, recordando a imagem do Apocalipse: "Apareceu em seguida um sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1). 

Barrado do Manto- Por toda a barra segue a flor de lis e as folhas de acanto, juntamente com as volutas. O arremate final do manto é feita em barra recortada onde podemos perceber a sinuosidades que nos remetem as nuvens do céu de Maria, contornados por  cristais e pedras em várias ordens nos  tons de rosa antigo,  âmbar e azul.

Flor de Lis- um tipo de lírio, tradicionalmente simboliza o Cristianismo. Este símbolo sempre se fez presente na arte cristã, simboliza a beleza, a perfeição, o amor e o crescimento espiritual, proclama a Santíssima Trindade. No centro da flor de lis, uma pedra em cristal em tom lilás.
Folhas de acanto- Ao entrar na Basílica Santuário nos deparamos com suas colunas, que dão a sustentação da edificação, no alto seus capitéis estão repletos de folhas douradas, são as folhas de acanto, utilizadas nas ornamentações desde os tempos antigos e medievais, numa alegoria ao triunfo e a vitória de quem soube vencer as provações da vida e da morte.

Broche- “O Gloria” localizado no alto do retábulo é um dos elementos mais belos da Igreja de Nazaré. Aos pés da imagem original encontrada por Plácido, onde é possível observar a cabeça alada de um anjo e muitos outros anjos circulados por belas nuvens e em volta deles um belo esplendor de raios. Ao centro do broche está uma pedra da cor do sol, nos convidando a conhecer a luz de Cristo.

Terço (1/3 do Rosário)- destacando o tema deste Ano, “Ensina o teu povo a rezar” . O terço apresenta as Ave-marias confeccionadas em rosas de madrepérola e os Pai-nossos em rosas douradas finalizadas por um crucifixo dourado.  A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome Rosário.  As crônicas de São Francisco narram que um jovem religioso ao rezar o Rosário em seu quarto recebeu a Santíssima Virgem com dois anjos. À medida que ele dizia uma Ave-Maria, uma bela rosa saía de sua boca; os anjos recolhiam as rosas, uma após outra, e as colocavam sobre a cabeça da Santíssima Virgem, que manifestava sua alegria com tais adornos. Nossa Senhora só desapareceu quando a coroa foi inteiramente recitada. O Rosário é, pois, uma grande coroa, e o Terço [a terça parte do Rosário] é um pequeno chapéu de flores ou um diadema de rosas celestes que se deposita sobre a cabeça de Jesus e de Maria. Assim como a rosa é a rainha das flores, assim também o Rosário é a rosa e o primeiro dos atos de piedade.
Confecção e execução: Stela Rocha

(Texto: Rosa Arraes)

Um comentário:

  1. Achei lindo, delicado, perfeito o manto confeccionado pela senhora Stela Rocha. E essa postagem descritiva do símbolo é tudo que eu procurava. Que bom conhecer este espaço. Interessante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...