domingo, 21 de setembro de 2014

Desenhos

"O desenho é associado a criação de sentidos que envolvem o poético e o imaginário, que são específicos da atividade artística e intraduzíveis em outros modos de expressão".

Dentre vários caminhos que trilhei no desenho, tem um que me chama mais a atenção e que, merece minha dedicação e cuidado: o desenho sacro.
Aqui tenho alguns esboços de desenhos antigos que fiz, além de mostrar também alguns desenhos realistas, de retrato e caricaturas acompanhados por pequenos trechos do meu Trabalho de Conclusão de Curso - A Importância do Desenho em Sala de Aula.

Santíssima Eucaristia
Batismo de Jesus

São Vicente de Paulo
São Pedro



















"Em seus processos de criação, o desenho se materializa através de esboço, traço, e da intenção própria do autor que usa de elementos dessa linguagem, como a linha, a forma, textura e outros que são incorporados na sua concepção de produção artística".


Anunciação
Anunciação - Gravura Original

"O desenho sugere novo significado nas suas diversas possibilidades de expressão, podendo evidenciar-se sob formas de gesto no ar, risco nas areia, ou com outros materiais, e dos conceitos que incorpora". 


Mas foi através da busca de aprimoramento, em várias aulas com o Prof. Aércio, que pude então dar melhorar meu trabalho com desenhos à grafite realistas e caricaturas:

Em aula: professor corrigindo meu trabalho (retrato de Pedro Miranda)

Caricaturas de Mel, Talita Sung e Ir. Tatiana


 "O desenho reúne a memória, a imaginação e a observação convergindo para o registro da ação. O desenho é sem dúvida estimulo para a exploração do universo imaginário, além de envolver diferentes operações mentais, selecionar e relacionar estímulos, simbolizar, representar, e de fomentar conceitos".

Minha tentativa de desenhar a Santa Ceia:


Pois é... fiz duas: 
Quadro leiloado para ajudar a Família Ferreira Soares

Propriedade de Wanderli

Outros...

Sagrada Família de Michelangelo

 Madonna com a Criança de Botticelli - Propriedade de Fábio e Grazielle Durante

O Bom Pastor - Propriedade de Marcelo Silva

Desenhando Santo Tomás de Aquino





"O desenho nos fornece imagens para a imaginação, e nas suas formas encontramos espaço de compreensão, analise e crítica. Por vezes, é necessário recorrer a imagem para tomar conhecimento de algo e de comunicá-lo aos outros". 

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" Mc 16,15

Rodolfo Cristiano

Um comentário:

  1. Olá, muito lindos seus desenhos. Parabéns!
    Se quiser passe no meu blog para conferir os meus, nos links:http://www.studioartecasa.com.br/p/desenhos-e-aquarelas.h

    Pintura Sacra aqui: http://www.studioartecasa.com.br/p/galeria.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...