sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Curso de Extensão: Os virtuosos do invisível: A imagem de Deus na história da arte



Apresentação 
O Deus único considerado irrepresentável, inspirou toda sorte de imagens ao longo dos séculos. Algumas efêmeras, outras tiveram sucesso duradouro, algumas foram consideradas legítimas, outras fraudulentas ou até mesmo uma blasfêmia. Até hoje a questão da representação do divino na arte é litigiosa e recebeu respostas variadas e contraditórias de uma época para outra.

Diante dessa realidade, o curso tem como meta aperfeiçoar o conhecimento referente à relação entre arte e religião, ajudando na sedimentação de análises teóricas que possibilitem aos interessados em artes plásticas desenvolverem novos meios para o trabalho da representação do Divino dentro do processo secular da cultura humanista.

Objetivos

Fundamentar uma nova percepção de beleza artística, dentro dos limites de uma metodologia histórica, para que os alunos possam identificar sinais de uma realidade invisível que está também presente no nosso cotidiano social (igrejas, museus, exposições públicas, monumentos históricos).

Público Alvo

Este curso será dirigido aos interessados das Artes Plásticas -- historiadores da arte, artistas, restauradores, colecionadores, críticos de arte -- ,Ciências Sociais, Filosofia, Teologia, História e Ciências da Religião.
Duração: 30 horas 
Situação: Matrículas abertas
Estrutura Didática 

Carga Horária

30 horas
As aulas serão divididas em duas partes: a primeira será de caráter expositivo, com detalhamentos conceituais em função da exibição de imagens e filmes relacionados ao assunto, com duração de duas horas; e a segunda será aberta para a discussão com os alunos, com duração de uma hora.
Fonte e inscrições: PUC-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...