domingo, 31 de agosto de 2014

Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos de restauração da Companhia de Jesus

Ad Maiorem Dei Gloriam


Duração:
08 agosto 2014 - 14 setembro 2014

Museu de Arte Sacra de São Paulo homenageia os 200 anos de Restauração da Companhia de Jesus
Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP – exibe Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos de restauração da Companhia de Jesus, com curadoria de Dalton Sala e expografia de Maria Alice Milliet e Silvia Bressiane. A mostra conta com diversas obras significativas – entre esculturas, talhas e pinturas - e alguns textos que traçam uma linha do tempo com a história dos jesuítas, especialmente no Brasil.
A exposição reúne obras do acervo do MAS-SP que se relacionam com a evangelização praticada pelos jesuítas, contando a trajetória da Companhia desde sua fundação até os dias de hoje, com especial atenção à produção cultural e artística associada a sua ação catequizadora. Obras como as esculturas representando Santo Inácio de Loiola, São José e São Francisco Xavier, bem como uma tela de 1897 retratando Padre Anchieta, pintada por Benedito Calixto de Jesus em 1897, são alguns dos destaques.  
Fundada em 1534 e reconhecida pelo Papa Paulo III em 1540, a Companhia de Jesus, também conhecida como a ordem dos jesuítas, foi liderada por Inácio de Loyola e teve atuação marcante na expansão ultramarina de Portugal e Espanha, disseminando o Evangelho aos pagãos e nas novas terras descobertas. Não obstante as dimensões dessa obra, injunções políticas pressionaram o papa Clemente XIV a suprimir a Companhia por meio da bula Dominus ac Redemptor, em 21 de julho de 1773. 41 anos depois, em 7 de agosto de 1814,  outra bula papal restaurava a Companhia de Jesus: “os padres retomaram seu trabalho de catequese e de educação, culminando com a eleição de um padre jesuíta para ocupar o trono de São Pedro, em 2013, com o nome de Francisco I.”, comenta Dalton Sala.

Exposição: Ad Maiorem Dei Gloriam: 200 anos da Restauração da Companhia de Jesus
Curadoria: Dalton Sala
Expografia: Maria Alice Milliet e Silvia Bressiani
Abertura: 07 de agosto de 2014, quinta-feira, às 19h
Período: 08 de abril a 14 de setembro de 2014
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676|
Telefone: (11) 3326.3336 | visitas monitoradas
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados
Técnica: esculturas, talhas e pinturas
Dimensões: Variadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...