quinta-feira, 3 de julho de 2014

Museu de Arte Sacra de São João, SP, tem mostra de estandartes religiosos

Peças usadas em procissões foram doadas pela igreja e outras cidades.

Exposição é realizada de quinta-feira até este sábado das 14h às 18h.

Mostra de estandartes religiosos em São João da Boa Vista é realizada até sábado (1) (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)Mostra de estandartes religiosos em São João é realizada até sábado (1) (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)













O Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista (SP) realiza uma exposição de estandartes usados em procissões. As peças foram doadas pela igreja e algumas vieram de outras cidades. A mostra pode ser visitada até sábado (5).
A tradição dos estandartes foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período da colonização. Eles sempre estiveram presentes nas celebrações da igreja e estavam na primeira missa realizada no país, em 1500 e eram comuns até o final dos anos 1980.
A aposentada Maria Aparecida Batista contou que os estandartes podiam ser vistos em procissões e representavam as comunidades religiosas. “Cada paróquia tinha seu padroeiro, na procissão as pessoas iam com seus estandartes e andores respectivos representando cada capela ou igreja”, explicou.
São 20 peças em exposição, como o da Irmandade Nossa Senhora Aparecida de Mococa, uma usada pelas crianças da Cruzada Eucarística de São João e outra de veludo que foi doada por São José do Rio Pardo. Entre as mais antigas está uma de Casa Branca dos anos 1960. Uma, feita de seda, veio de São Sebastião da Grama e foi feita em 1920.
O padre Claudemir Canela contou que o mais antigo é um estandarte francês de 1880 que veio de Campinas. “Interessante nós observarmos que ele é todo ornamentado com fios de prata que se oxidaram e ficaram pretos. Isso mostra a antiguidade, o tempo deixou sua marca nesse estandarte”, comentou.
Memória
Canela explicou que, com o tempo, os estandartes deram lugar aos andores. “Hoje nas procissões não se vê tantos estandartes e sim os santos padroeiros ornamentados em cima de andores que são carregados pelos fiéis durante as solenidades”, completou.
A aposentada Carmela Lombardi Villela cresceu em uma família católica e desde criança frequentava as procissões de estandartes. Ela relembrou com carinho do estandarte da Associação de Nossa Senhora do Rosário. “Chamava muita atenção, as pessoas que passavam pela rua, olhavam com entusiasmo e nos ficávamos muito felizes”, contou.
O Museu de Arte Sacra fica na Praça Roque Fiori, 80, no Centro. A exposição pode ser vista de quinta-feira a sábado, das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (19) 3633-1408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...