segunda-feira, 7 de julho de 2014

Instalada a iluminação externa da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco (MG)

Próxima etapa da obra refere-se à execução do projeto arquitetônico que inclui a restauração do telhado, pintura externa e interna, além da instalação de uma manta protetora para preservar as pinturas do forro da Matriz, atribuídas ao Mestre Ataíde.

IMG-20140612-WA0000A iluminação, além de revelar a beleza da Matriz, garante mais segurança ao monumento e a seu entorno. Divulgação
Turistas e moradores de Ouro Branco já podem admirar a beleza da Matriz de Santo Antônio à noite. O monumento ganhou uma nova iluminação externa que valoriza ainda mais a imponência do templo religioso. Tombada como um bem cultural brasileiro, as intervenções realizadas na edificação são orientadas e fiscalizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Um belo exemplar da arquitetura barroca de Minas Gerais, a Igreja Matriz de Santo Antônio está sendo criteriosamente restaurada pela Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco que, há 17 anos, tem desenvolvido projetos preservacionistas na cidade e na região. Nessa etapa da obra foram concluídos os projetos complementares, como a instalação dos sistemas de áudio e vídeo e o sistema de combate a incêndio e de proteção contra descargas elétricas. Segundo Edilson Nascimento, coordenador do projeto, a iluminação externa será um atrativo a mais para visitantes e fiéis. “Além de instalarmos a iluminação noturna da Matriz, a execução dos projetos complementares garante também a segurança do monumento”, relata Nascimento. De acordo com especialista em gestão do patrimônio cultural Éverlan Stutz, os elementos artísticos da igreja têm previsão para serem restaurados integralmente em outubro. “Contamos com uma excelente equipe de restauradores e as intervenções estão sendo feitas a partir das orientações do Iphan”, explica Stutz.
Em reunião realizada na sede do Iphan em Belo Horizonte, foi definida a próxima etapa da obra que será a restauração do telhado, das portas, janelas e esquadrias. “Nessa outra etapa vamos trabalhar para manter a qualidade dos trabalhos executados e fazermos a restauração do telhado que necessita de cuidados redobrados”, complementa Edilson. As obras de restauro da Matriz contam com o apoio do BNDES, CEMIG, Governo de Minas, Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal.
Fonte: AACOB – Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...