domingo, 25 de maio de 2014

Igreja da Ordem Terceira vai virando ruínas na região de Água de Meninos - BA

por Jorginho Ramos

Quem passa pela Avenida Frederico Pontes, já em Água de Meninos, geralmente nem percebe a completa degradação em que se encontra a Igreja da Ordem Terceira da Santíssima Trindade.
Reparem na foto atual daquela área e como era e estava há algumas décadas, no tempo dos bondes. A cidade também ficou pior!
Igreja da Ordem Terceira, em Salvador
Totalmente abandonada, já sem janelas e ocupada eventualmente por moradores de rua e invadida também por ratos e morcegos, este templo, construído como capela em 1733 e ampliado para o formato atual em 1739, é um belo exemplar da arquitetura setecentista, embora ao longo dos anos tenha se descaracterizado por um incêndio (em 1888), reformas mal planejadas e executadas e também por desabamentos, como o da torre direita, em 1968.

Está situada num terraplano na fralda da encosta que divide a Cidade Alta da Cidade Baixa e possui uma bela escadaria que lhe dá acesso. A sua recuperação, mesmo que não seja para ser novamente um templo, mas para aproveitá-lo como espaço cultural, voltado para atividades educacionais, recreativas, artesanais e artísticas, atenderia a uma necessidade de uma área de Salvador, cuja população é formada totalmente por pessoas carentes e não dispõe de nenhum equipamento comunitário.

Faltam recursos e patrocínios, muitos alegam e todos sabemos, mas faltam também iniciativa, criatividade, projetos e principalmente vontade de fazer algo consistente pela cultura, resumida hoje a "projetos culturais" que tenham a ver unicamente com entretenimento e shows, de preferência do gênero... "lepo lepo" !

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...