quinta-feira, 13 de março de 2014

Santo Ângelo (RS) – Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai

Fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu.
Peça pesa em torno de 1,6 tonelada e foi doada por um grupo da Alemanha. (Fotos: Cristiano Devicari/JM)
Peça pesa em torno de 1,6 tonelada e foi doada por um grupo da Alemanha. (Fotos: Cristiano Devicari/JM)
O sino maior de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprendeu e caiu na última segunda-feira (3), por volta das 18h. A fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu, causando a queda, de pouco mais de dois metros. “Fazemos um acompanhamento constante aos sinos. A última vez em que verificamos este sino foi há duas semanas, e tudo estava em ótimas condições. A notícia do rompimento me surpreendeu, porque não havia nada que levantasse alguma suspeita”, diz o técnico Valmor Garlet, de Santo Ângelo.
Fabricado em Minas Gerais e fruto de uma doação de um grupo de pessoas residente na Alemanha, o sino pesa em torno de 1,6 tonelada. Uma inscrição na peça indica que ela foi doada em alusão aos 300 anos da cidade, completados em 2006. Uma barra de ferro colocada estrategicamente no piso que fica no alto da torre amorteceu a queda – mesmo assim, houve estragos no piso. Fotos foram tiradas e enviadas à fabricante, com o relato da situação. Valmor diz considerar que o sino não pode mais ser aproveitado, mas a Paróquia Anjo da Guarda espera a visita de técnicos da empresa para verificar a gravidade dos danos.
Nenhum outro sino da torre foi afetado ou teve seu funcionamento prejudicado. “Queremos avaliar melhor o que houve, com técnicos, e, se for defeito de fábrica, queremos reaver o sino. Mas menos mal que não tivemos outros prejuízos. Agora vamos aguardar e ver que rumos vamos tomar”, declarou o pároco Rosalvo Frey em entrevista ao comunicador Jota Miguel, no programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, na manhã de ontem.
No detalhe, encaixe da parte superior do sino, onde a peça se desprendeu.
No detalhe, encaixe da parte superior do sino, onde a peça se desprendeu.
Estrutura onde ficava o sino e o mecanismo que o movimenta.
Estrutura onde ficava o sino e o mecanismo que o movimenta.
Fonte: Jornal da Missões

Um comentário:

  1. Caríssimo Padre Rosalvo O sino é da fundição Uberaba???

    Meu nome é Manoel dos sinos sou do Rio de Janeiro e trabalho com automação e restauração de sinos. Estou com o mesmo problema de um sino em uma igreja de São Paulo.Fui contactado pela igreja para fazer um estudo sobre o ocorrido. O sino é da fundição Uberaba e também quebrou a coroa (suporte de fixação do sino), por sorte o sino caiu em cima da janela não provocando nenhum acidente. Na minha análise a coroa foi mal projetada e mal formada, peça que suporta o peso do sino, consequentemente rachando e quebrando.


    Favor enviar email para enviar as fotos do sino .


    Abrçs Manoel dos sinos meu site www.sinoserelogio.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...