sábado, 15 de fevereiro de 2014

Inventário paulista de acervos de arte sacra

Rede de Museus de Arte Sacra

O projeto de inventariar o patrimônio de Arte Sacra no Estado de São Paulo começou em 2012, quando a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM), formou articulações para criar “redes temáticas” entre os museus de diferentes tipologias de acervo. Dentre as redes criadas, a de Museus de Arte Sacra, coordenada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, foi pioneira.

O inventário é um tipo de registro documental utilizado para coletar informações mínimas sobre uma coleção e/ou acervo. Constitui-se, dessa forma, como uma etapa fundamental estruturante de todo trabalho de documentação em museus. Se consolidado e atualizado constantemente, o inventário funciona como instrumento de pesquisa de acervos.

A iniciativa de realizar o levantamento de acervos de Arte Sacra no Estado de São Paulo tem o objetivo de assegurar identificação, proteção, pesquisa e difusão do patrimônio museológico paulista de Arte Sacra. Funciona, ainda, como ferramenta auxiliar no combate ao tráfico de bens culturais entre obras de Arte Sacras.

Após um levantamento de dados em todo o Estado de São Paulo, definiu-se o universo de trabalho: inventariar uma estimativa total de acervo de 168 mil obras, em 71 instituições localizadas em 56 municípios paulistas, entre 2013 e 2015.

Esse tipo de acervo encontra-se não apenas nos museus denominados “Museus de Arte Sacra”. Está também em museus de arte, museus-casa, museus históricos pedagógicos e museus de cidade. 

De modo geral, as peças procedentes de antigas igrejas e capelas do Estado que foram demolidas ou que tiveram seus objetos substituídos em função das transformações da liturgia católica. São provenientes, ainda, de doações particulares, cedidas aos museus a fim de preservar e difundir a memória de seus doadores.


Informações

O Inventário Paulista de Acervos Museológico de Arte Sacra será realizado em 4 fases:
Fase 1 – Litoral e região metropolitana de São Paulo – Em andamento
Museus participantes: 19
Municípios atendidos: 19Expectativa de acervo: 9.000 itens
Instituição/Município
1.Museu de Arte Sacra de São Sebastião/ São Sebastião
2.Casa de Arte e Cultura de Caraguatatuba/ Caraguatatuba3.Museu Municipal Victor Sabowisky/ Cananéia4.Museu Histórico de Jacupiranga/ Jacupiranga5.Museu Municipal Pedro Laragnoit/ Miracatu6.Museu de Arte Sacra de Iguape/ Iguape7.Casa da Memória/ Monguagá8.Museu de Arte Sacra de Santos/ Santos9.Museu Conceição de Itanhaém/ Itanhaém10.Museu Histórico Municipal/ Guarulhos11.Museu São Norberto (Museu do Seminário de Pirapora)/ Pirapora do Bom Jesus12.Museu das Igrejas do Carmo/  Mogi das Cruzes13.Museu de Arte Sacra dos Jesuítas/ Embu14.Museu Municipal de Barueri/ Barueri15.Museu Municipal Casa da Memória/ Cajamar16.Museu Barão de Mauá/ Mauá17.Museu Histórico e Pedagógico Casa de Anhanguera/ Santana de Parnaíba18.Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa/ Santo André19.Museu Histórico Municipal/ São Caetano do Sul
Fase 2 – Vale do Paraíba, Cidade de São Paulo, regiões administrativas de Campas e Sorocaba – 2014
Fase 3 – Regiões administrativas de Campas e Sorocaba – 2014
Fase 4 – Regiões administrativas do Nordeste e Extremo Oeste do Estado - 2015

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...