sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Museu inicia trabalhos de restauro da Capela de S. João Evangelista

Arrancaram os trabalhos de conservação e restauro do retábulo da Capela de S. João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego. À guarda do Museu de Lamego desde 1919, esta é uma oportunidade de recuperar os cerca de vinte e oito metros quadrados que a compõem e a que se juntam 19 esculturas que preenchem a quase totalidade dos seus nichos.

Datada do séc. XVII, mas profundamente alterada na primeira metade da centúria seguinte, o retábulo conhece agora uma nova fase ao fim de cerca de quatrocentos anos de existência.
Apresentando evidências claras de degradação, os trabalhos de conservação e restauro preveem a recuperação de todo este espólio, através do desmonte integral da estrutura.
Uma das fases mais delicadas do trabalho é, em primeiro lugar, o desmonte integral do teto em caixotão. A debilidade das pinturas, que apresentam sinais de destacamento da policromia, e a importância de perceber o que está por trás da estrutura, tornam esta fase imperativa.

 Com o processo já a decorrer, são já algumas as surpresas que têm levado a “Detalhe, Lda.”, empresa responsável pelos trabalhos, a alterar procedimentos, já que o restauro é um processo de descoberta e adaptação contínuas.

Dividida entre o atelier e as salas do Museu de Lamego, a equipa tem trabalhado ao vivo, promovendo a sensibilização do público para a importância da preservação do património.

Avaliado nos finais do século XIX em 320$00 réis, este retábulo era o maior e o mais valioso de todos que existiam no claustro de um convento que chegou a ser considerado um dos mais importantes e opulentos do norte de Portugal. No entanto, a extinção das ordens religiosas em 1834 acabou por votar o espaço a um fim lento e anunciado, consumado com a morte da última clarissa em 1906.

Este retábulo, juntamente com os retábulos de São João Batista, de Nossa Senhora da Penha de França e de Jesus, Maria e José, foi trasladado para o Museu de Lamego (1919) a instâncias do primeiro diretor do Museu, João Amaral.

Os trabalhos de conservação e restauro do retábulo da Capela de S. João Evangelista podem ser acompanhados aqui, em www.museudelamego.pt, ou em www.facebook.com/museu.de.lamego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...