quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Moradores de Angra dos Reis, RJ, alegam abandono da Igreja do Bonfim

Patrimônio histórico do município foi construído em 1780. Praça instalada em frente também apresenta problemas.
Igrejinha do Bonfim, em Angra dos Reis, RJ. (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)
Igrejinha do Bonfim, em Angra dos Reis, RJ. (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

O abandono de um patrimônio histórico é motivo de preocupação entre os moradores de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Trata-se da Igreja do Bonfim, uma construção de 1780 tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 50. “Arrombaram a porta, arrombaram a janela, então, complica. Se não botar um guarda lá para tomar conta, fica difícil. Tem gente que vai lá fumar maconha, usar droga e, depois que usa, quebra tudo”, contou o marinheiro Ranieri de Moraes.

A equipe do RJTV flagrou lâmpadas quebradas, várias rachaduras no cais e um poste com a estrutura comprometida. A praça instalada em frente à igreja também apresenta problemas, como bancos e mesas quebrados. A comunidade teme que os frequentes atos de vandalismo coloquem o ponto turístico em risco. “Antes de existir até mesmo a comunidade, já existia ali a história do santo, da igreja, de como ela foi feita pelos pescadores… Tem uma história por trás disso e está praticamente abandonada”, explicou o funcionário público Renato Rodrigues da Silveira.

O vereador Hélio Severino de Azevedo contou que denunciou a situação e espera uma solução. “Esse problema já se arrasta ao longo dos anos. Como presidente da Associação [de Moradores] eu já havia pedido a prefeitura para tentar resolver essas questões. Agora, como vereador, no início do ano passado, também pedi a reforma do cais da igreja e da praça, também. Espero que o executivo venha e resolva esse problema do bairro”, disse Hélio.

Em nota enviada à produção da TV Rio Sul, a prefeitura informou não ter conhecimento sobre qualquer deterioração do cais, já que nenhum usuário se queixou de problemas à Defesa Civil ou à Secretaria de Obras. Mesmo assim, a Secretaria de Pesca e a Defesa Civil mandarão engenheiros ao local para avaliar se existe algum risco. Quanto à falta de segurança, não existe nenhum projeto para manter um Guarda Municipal na Igreja do Bonfim.

Em relação à área de lazer da praia, a prefeitura informou que tem um projeto de urbanização, mas sem um prazo definido para execução. A subscretaria de Serviços Públicos garantiu que fará reparos nos bancos e mesas e a gerência de Iluminação Pública disse que sempre repõe as lâmpadas quebradas. Quanto ao lixo, o governo municipal informou que tem enviado funcionários toda semana para fazer a coleta.

Fonte: G1 Sul do Rio e Costa Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...