quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Peruanos celebram a Festa de Nossa Senhora da Porta de Otuzco

Trujillo - Peru (Gaudium Press) 

Com hinos e expressões de devoção mariana, fiéis da Arquidiocese de Trujillo e de outras Dioceses do Peru -calculam-se 15 mil-, celebraram no último domingo, 15 de dezembro, a Padroeira do Norte do Peru e Rainha da Paz Mundial: A Imaculada Virgem da Porta de Otuzco.
festa_de_nossa_senhora_da_porta_de_otuzco_1.jpg
A celebração, que foi precedida pela Novena em honra à Nossa Senhora, foi realizada no Santuário da Imaculada Conceição, onde às 11h se iniciou uma Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo, e concelebrada pelos sacerdotes da Arquidiocese de Trujillo.

Durante a homilia da Santa Missa, o prelado desejou aos fiéis para que a Fé "seja criadora e conquistadora", recordando que a Fé permanece viva apenas se for comunicada.

Após a Eucaristia, e no interior do Santuário Mariano ocorreu a veneração da imagem de Nossa Senhora pelos fiéis, evento que se estendeu até às 15h, quando se realizou a tradicional e solene procissão com a imagem da Virgem Imaculada pelas principais ruas de Otuzco, ocasião em que Nossa Senhora recebeu homenagens por parte dos fiéis da cidade e dos peregrinos.

As comemorações da Padroeira do Norte do Peru foram encerradas na última segunda-feira, 16 de dezembro, quando a venerada imagem da Virgem retornou em procissão ao Santuário da Imaculada Conceição, onde permanecerá até o próximo ano.

A Virgem da Porta de Otuzco

A Imaculada Virgem da Porta de Otuzco deve seu nome à um evento milagroso ocorrido em 1674, quando a cidade vizinha de Trujillo; Otuzco, foi ameaçada por uma frota pirata.

Naquela época, os habitantes da população peruana, ao verem-se desprotegidos, já que não contavam com uma muralha que os resguardasse dos ataques dos piratas, decidiram acudir à proteção da Virgem Maria e instalaram na porta da cidade uma imagem da Imaculada Conceição, que havia sido levada para o local a partir de Venezuela anos antes.
festa_de_nossa_senhora_da_porta_de_otuzco_2.jpg
Um milagre protegeu a cidade, graças à intervenção divina da Virgem Maria, que, segundo a tradição, evitou o terrível ataque dos piratas, não só em Otuzco, mas também na cidade de Trujillo. (GPE/EPC)

Com informações da Arquidiocese de Trujillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...