quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Museu de Arte Sacra abre sua exposição de Natal com o tema "Santa Infância"

O Museu de Arte Sacra da diocese de São João da Boa Vista inaugurou neste sábado, 23, a sua tradicional exposição de Natal. Este ano, o tema é “Santa Infância”, reunindo na sala de exposições do Museu em torno de 90 peças de santos quando ainda crianças.
Depois, a mostra ficará aberta ao público de 28 de novembro a 25 de janeiro do próximo ano, sempre de quinta-feira a sábado, das 14h às 18h. No período em que o Comércio sanjoanense abre à noite para as vendas de Natal, o Museu também ficará aberto aos visitantes.
 
ALEIJADINHO

“A cada ano, nós elegemos um tema da exposição de final de ano aqui no Museu”, explica o padre Claudemir Canela, o Padre Mil, administrador do Museu. “E é de acordo com o tema escolhido que nós escolhemos as peças que comporão a mostra”.
Embora no acervo haja muitos presépios e sagradas famílias – que já vem sendo mostrados em natais anteriores – este ano o foco dirigiu-se para um aspecto diferente dos demais, apesar de que a figura principal dessas festividades é o Menino Jesus.

“E sob o tema Santa Infância, nós trazemos para a exposição Jesus menino, Nossa Senhora menina, São João Batista menino e algumas sagradas famílias que tem Jesus na sua infância”, enumera o padre. São peças em madeira, metal, gesso, terracota e até de cera do século XIX.
E a novidade da santa infância não para por aqui: algumas peças nunca foram expostas ao público antes no Museu. Uma delas é a Nossa Senhora do Leite, cujo Menino Jesus em seu colo aponta para os seus seios. “Eu acredito que a imagem que mais fará sucesso é uma peça atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, esculpida no século XVIII, de um colecionador particular”, revela Padre Mil.
 
A MELHOR

A expectativa do pequeno grupo que cuida do Museu de Arte Sacra sanjoanense é grande, quanto ao 
número de visitantes daqui para frente. A diretora Maria Aparecida Batista, a Mana, o curador da mostra Antônio Carlos Rodrigues Lorette e a secretária Elisa Rigolin, além do Padre Mil, sabem que esta última exposição atrai muita gente.

“Nós trabalhamos com exposições temporárias, são três durante o ano; a que mais tem feito sucesso, sem dúvida, é esta última, cujo tema é sempre o Natal. Então, a nossa constatação é de que a cada ano esse número de visitantes vem aumentando”, comemora. E ele se refere a interessados de todas as cidades da região, que fazem parte da Diocese.

É sempre uma opção agradável visitar o Museu de Arte Sacra, já que a sua reserva técnica é muito grande e os espectadores nunca conseguem conhecer tudo o que há para ser visto, mesmo em exposições com temas diversificados. Além disso, Mana e Elisa - presentes em tempo integral no Museu - também atuam como “guia”, orientando os visitantes sobre as peças expostas.
 
INFÂNCIA

Afinal, o que aconteceu durante a infância de Jesus? Além de Lucas 2:41-52, a Bíblia não nos diz nada sobre a juventude de Jesus. No entanto, esse incidente pode ensinar sobre a Sua infância.

Primeiro, Ele era filho de pais muito devotos a seus rituais religiosos. Como exigido pela sua fé, José e Maria faziam a sua peregrinação anual a Jerusalém para a festa da Páscoa. Além disso, eles levaram seu filho de 12 anos para comemorar a Sua primeira festa em preparação ao Seu 'bar mitzvá' aos 13 anos, quando os meninos judeus comemoravam a sua passagem à idade adulta.

Estudiosos da Bíblia entendem que a permanência de Jesus no templo, como aponta aquele livro sagrado, não era nem maliciosa nem desobediente, mas um resultado natural de saber que tinha a tarefa de cuidar dos interesses do Pai (Deus).

O fato de que Ele estava surpreendendo os professores do templo com a Sua sabedoria e conhecimento fala de Suas habilidades extraordinárias, enquanto que Sua escuta e perguntas aos anciãos mostram que era absolutamente respeitoso, assumindo o papel de um estudante, assim como era apropriado para uma criança da Sua idade. (fonte: gotquestions.org)

Fonte: Jornal O Município - São João da Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...