quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Museu de Arte Sacra de Curitiba (PR) abriga uma exposição sobre as igrejas da região

 
Curitiba - Paraná (Gaudium Press)  

O Masac, Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, está expondo até o dia 9 de março de 2014 a mostra coletiva "Fachadas de Igrejas", que traz diferentes olhares sobre as igrejas da capital paranaense, suas formas, cores e estilos. Com entrada franca, a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sábados, domingos e feriados das 9h às 14h.

O curador da exposição é Carlos Zemek, que já foi premiado com Medalha ao Mérito Artístico e Cultural e Brasão das Artes, na cidade de São Paulo, pela UNAP (União Nacional dos Artistas Plásticos), pelo seu trabalho de curadoria inovadora. Zemek convidou as artistas Neiva Passuelo, Celia Dunker e Vanice Ferreira para serem as encarregadas da produção das obras expostas.

A professora Celia Dunker realizou trabalhos próprios e também orientou seus alunos na escolha e pintura das igrejas. A convidada especial da mostra, a artista plástica Neiva Passuello, já participou de exposições na Espanha, Portugal, Itália, Argentina e Estados Unidos. A instalação "Buscando a luz" ficou a cargo de Vanice Ferreira. Ainda para compor a exposição foi escolhido um poema da poeta e escritora Elisabeth Inês Espinosa.

A maioria dos quadros foi pintada no ateliê da professora Celia Dunker pelos seus alunos. De acordo com o curador, procura-se partir do concreto (formas e cores) para chegar ao abstrato, entendendo a arquitetura e a pintura como formas de arte a serviço da espiritualidade.

As igrejas retratadas nas obras são as seguintes: Catedral Metropolitana de Curitiba, Igreja da Ordem, Santuário Nossa Senhora de Lourdes, Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, Torre do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, Igreja São Vicente de Paula, Igreja de São José Capão Raso, Igreja do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia do Cristo Rei, Paróquia do Divino Espírito Santo, Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia de São Marcos e Paróquia Senhor Bom Jesus do Portão.

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba fica localizado na Rua Claudino dos Santos, ao lado da Igreja da Ordem - Largo da Ordem, no Setor Histórico da capital paranaense. Inaugurado em 1981, o acervo religioso e histórico do museu origina-se, principalmente, de quatro igrejas do Centro Histórico: a Catedral, as Ruínas de São Francisco de Paula, a Igreja do Rosário e a própria Igreja da Ordem. O local também possui espaço para exposições temporárias, ligadas a temas religiosos. (FB)

3 comentários:

  1. Boa noite, parabéns pela administração do Blog! Sobre a divulgação da Exposição "Fachadas de Igrejas" está ótima!! Obrigada, Vanice Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse espaço e eu nem o conhecia! Vou divulgá-lo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...