quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Volto Santo di Lucca

Republicando...



O Volto Santo, também chamado de “a Santa Cruz”, é um crucifixo feito em madeira medindo 2 metros e 45 centímetros de altura e 2 metros e 75 centímetros de largura.

Diz a lenda que ele foi esculpido por Nicodemos, homem mencionado no evangelho de João (cap.3), depois da morte e ascensão de Jesus. Este trabalho foi designado a ele pois queriam um crucifixo com as verdadeiras feições de Jesus e achavam que ele era um dos poucos capaz de fazê-lo com tanta perfeição.

Com a madeira e as ferramentas, esculpiu todo o busto da imagem, faltando apenas a sua face. Como já estava cansado, pois passara o dia inteiro trabalhando na obra, resolveu dormir. Ao acordar no dia seguinte, qual não foi sua surpresa quando viu que o crucifixo já estava terminado. Anjos, durante a noite, trabalharam por ele e esculpiram a face de Jesus.

Durante anos, até sua morte, Nicodemos escondeu a imagem em uma gruta, no subsolo, com medo de que os judeus a roubassem e destruíssem Durante anos ela foi venerada até que quando o bispo Gualfredo a encontrou e resolveu colocá-la em um barco adornado com muita cera e luzes. A recobriu com betume entregando a Providência Divina e esperando que encontrasse uma região onde vários povos saberiam o ocorrido e iriam venerá-lo.

O barco, milagrosamente sem vela e sem tripulação, apenas continha o crucifixo, chegou no porto de Luni. Neste meio tempo, em uma noite um anjo aparece para o bispo Giovanni, de Lucca, dizendo que ele deveria ir com seus irmão ao porto de Luni, pois tinham encontrado uma escultura muito importante pois era a representação do verdadeiro Cristo crucificado.


O bispo junto ao clero e o povo, correram ao porto para apanhar a imagem. No entanto as ondas do mar eram muito fortes e o barco ia em direção aos luneses, mas por uma providencia divina a embarcação mudou seu rumo, retornou e foi em direção aos luccheses, que a resgataram e levaram para sua cidade em cima de uma carroça puxada por dois touros.

Bispo Giovanni I, de Lucca, foi inspirado pelo Espírito Santo para que a Divina Providência determinar onde a Cruz iria. Eles não foram orientadas em qualquer direção, mas permitiu a vagar como o Senhor iria ditar. Os bois com o crucifixo milagroso foram acompanhados pelo bispo de Lucca, e vários dignitários das cidades de Luni e Lucca. Houve relatos dos sons de anjos cantando cânticos celestiais, em honra do Filho de Deus, cuja imagem milagrosa que eles estavam guardando, quando eles seguiram o carro. Obviamente, tinha que haver um cortejo celeste ao redor e proteger a imagem de Nosso Senhor Jesus. O comboio viajou pela costa da Itália a partir de La Spezia, quase a Pisa, após o que os bois se mudou para o interior. Por fim, o carro trouxe o Crucifixo milagroso para a cidade de Lucca, onde parou na frente de três igrejas antes de ele finalmente parou nas portas da Catedral.


 
Foi reverentemente colocado na Catedral, onde se manteve até hoje.

Tornou-se um importante santuário de peregrinação por toda a Europa. Era quase obrigatório para um peregrino que parar em Lucca, no Santuário do Santo Volto antes de continuar a Roma. Houve até uma certa estrada eram para viajar na Idade Média, chamado de Romea Ria ou Francigena.

A Lenda do Santo e o violinista. Século 16 xilogravuras por Hans Burgkmair
Milagres atribuídos a Nosso Senhor Jesus através do Santo Volto ocorreu quase imediatamente após a Cruz Milagrosa foi colocada na Catedral. Palavra dos milagres espalhou por toda a Itália e, conseqüentemente, toda a Europa. Lucca é uma cidade corredor trazendo vagões e carros do Mar Mediterrâneo para Florença.

Hoje podemos vê-la na Catedral de San Martino, Lucca. No dia 13 de setembro é comemorada a “Festa da Santa Cruz”, onde o povo em procissão com roupas típicas medievais levam o Volto Santo da igreja de San Frediano, primeiro lugar que abrigou a imagem, até a catedral onde hoje ela é encontrada. A cidade é adornada com tochas e galhardetes para dar todo um clima da era medieval.

Mas muito mais que uma lenda, ele é um ícone de fé, de união entre os Luccheses, que ainda hoje leva multidões às ruas da velha cidade nos dias de festa.





Volto Santo of Lucca

Piero di Cosimo
about 1505-1510
Oil on panel, 160 x 120.5 cm
Budapest, Szepmuveszeti Muzeum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...