terça-feira, 17 de setembro de 2013

Universidade Pontifícia do México oferece Cátedra de Arte Sacra

Cidade do México - México (Gaudium Press)

A Cátedra de Arte Sacra que é oferecida há quinze anos pela Universidade de Monterrey (UDEM), chegou na última semana à Universidade Pontifícia do México (UPM). O evento, se desenvolveu seguindo o tema "Aurora e não Crepúsculo: Futuro da Arte Sacra".catedra_de_arte_sacra.jpg

A Cátedra, foi realizada através de várias conferências à cargo de Micol Forti, diretora da coleção de Arte Contemporânea dos Museus do Vaticano, consultora do Pontifício Conselho da Cultura e principal palestrante deste encontro acadêmico.

Entre os temas que foram abordados estavam: "O debate da arte sacra desde 1940", A Capela do Rosário em Vence de Henri Matisse", "A história cultural e econômica do nascimento da coleção de arte contemporânea dos Museus Vaticanos" e "O mais recente debate e a criação do primeiro pavilhão do Vaticano na 55ª Bienal de Veneza".

A Cátedra de Arte Sacra, promovida pela UDEM, é realizada a cada seis meses. Ela conta com o aval do Alto Patronato da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja e o apoio da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
O encontro acadêmico na UMP foi possível graças a uma videoconferência interativa transmitida no Auditório da Universidade Pontifícia.

Arte Sacra, uma maneira de aproximar a verdade cristã a crentes e não crentes

A Arte sempre teve um lugar importante na vida da Igreja, já que ela, por suas belas e múltiplas expressões, se converte em uma maneira de aproximar a verdade cristã a crentes e não crentes.
Sobre isso se referiu uma vez o Papa Emérito Bento XVI: "A aproximação à Verdade Cristã por meio da expressão artística ou histórico-cultural é uma ocasião para falar à inteligência e a sensibilidade das pessoas que não pertencem à Igreja Católica. A Capela Sistina constitui neste contexto um auge insuperável". (GPE/EPC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...