sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prefeitura de Ouro Preto (MG) oferece oficinas sobre conservação e educação patrimonial

300_6244f795a015b82ab5116ac4190949615c67b298

Durante todo o mês de setembro, aproximadamente 500 municípios promovem atividades culturais voltadas para a conscientização e preservação do patrimonial na 4ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O tema deste ano é Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura. O evento é uma organização do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico MG (IEPHA).
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, realiza a programação local do evento, na qual serão oferecidas oficinas de conservação e registro patrimonial. As aulas são gratuitas. Mais informações pelo telefone (31) 3559-3267.
Confira as datas e locais das oficinas:

Registro Patrimonial e Inventário Participativo: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Data: 09/09/2013 a 06/10/2013
A oficina se desenvolverá em quatro módulos voltados para registros audiovisuais de manifestações culturais do Bairro Padre Faria, em Ouro Preto. Especificamente as oficinas se voltarão para a memória dos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Entre as discussões estão as técnicas e teorias a respeito de captações de áudio e imagens, o trabalho de campo, o tratamento e edição do material captado e a montagem de mostra e exposição dos resultados.
Local: Casa de Cultura do Padre Faria e ruas do bairro Padre Faria
Endereço: Rua Padre Faria, 359
Hora: 13h às 17h
Inscrições:reinado@reinado.org.br.

Conservação de Documentos e Revitalização da Estação Ferroviária
Data: 19/09/2013
Serão desenvolvidas ações que visem o contato dos alunos e demais interessados com os bens de natureza material e imaterial presentes no Distrito de Rodrigo Silva. Será realizada uma oficina de Conservação e Restauro, onde o aluno aprenderá a manusear, fazer limpeza mecânica e a acondicionar (confeccionar um Passe Partout) os documentos selecionados (antigas partituras), pertencentes a Sociedade Musical Santa Cecília. Teorias acerca do tema Conservação e Restauração serão abordadas, assim como a história do próprio distrito. No dia 21 de setembro haverá exposição com os resultados das oficinas na antiga Estação Ferroviária com apresentação da Banda local.
Local: Escola Municipal Dr. Alves de Brito e Praça da Estação
Endereço: Rua do Campo, 26 – Distrito Rodrigo Silva
Hora: 8h às 11h; 14h às 17h
Inscrições: jussara-hist@bol.com.br

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...