segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Museu de Arte Sacra de Angra participa de mostra nacional


7ª Primavera dos Museus será promovida pelo Ibram


O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, que funciona na igreja da Lapa, estará representando a cidade de Angra dos Reis na agenda da 7ª Primavera dos Museus, um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que será desenvolvida de 23 a 27 de setembro em todo o Brasil.
O desafio do tema da 7ª Primavera dos Museus – Museus, memória e cultura afro-brasileira - se afirma a partir da percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar Museus, memória e cultura afro-brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação do preconceito e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial.
Assim, o Ibram lança uma proposta de valorização e divulgação do patrimônio cultural afro-brasileiro em todo recanto do país – das comunidades rurais mais longínquas às comunidades urbanas – de modo a ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira. Enfatiza-se, ademais, a importância da ampliação do papel social desempenhado pelos museus na disseminação do conhecimento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.
Em Angra a programação começará dia 23 de setembro e contará com exposição, mesa de debates, oficinas, visitas guiadas e roda de jongo.

Fonte: Folha do Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...