sábado, 14 de setembro de 2013

Mairinque - Museu e Galeria de Arte Sacra comemora 26 anos com festa


No dia 21 de setembro serão realizadas as festividades em comemoração aos 26 anos de fundação do Museu e Galeria Sacra Particular Dom Ernesto de Paula, que fica em Mairinque, no bairro alto do Goianã, limite com o município de São Roque.
O museu que foi fundado em 16 de agosto de 1988 preserva a memória de Dom Ernesto de Paula, o 1º Bispo de Piracicaba, pois muitos de seus pertences, fotos, documentos, paramentos e relíquias estão neste museu particular.

Roque de Castro, proprietário do sítio e da casa centenária que abriga o museu, recebeu dos irmãos de Dom Ernesto e do Padre Avelino, seu fiel secretário e amigo, parte de seus arquivos e idealizou o local, que mantém fotos, objetos de uso pessoal e louças antigas. O museu fica ao lado da Capela de São Miguel Arcanjo e em anexo está a sacristia Arcebispo Dom José Lambert.
Anualmente centenas de pessoas se reúnem para as festividades em comemoração ao museu e em louvor a São Miguel Arcanjo, que começa às 6 horas com a alvorada saindo uma carreata dos Festeiros da frente da Igreja Matriz de São José de Mairinque, em direção a Estrada Municipal Dom Ernesto de Paula, com destino ao museu.

Após a chegada ao museu haverá orações e visitação à sacristia. Às 11 horas o Padre Carlos Alexandre da Silva da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra celebrará uma missa campal, com a presença do Grupo São Sebastião de Ibuína.
Às 13 horas a Banda Lyra Unense faz uma apresentação e logo após haverá a solene procissão com a imagem de São Miguel Arcanjo com a presença do Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Mairinque. Para encerrar será realizada uma confraternização com uma grande queima de fogos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...