sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Imagem barroca num templo moderno...


O bispo de Lamego (Portugal) , D. António Couto, dedicou a 25 de agosto a igreja da Imaculada Conceição, em Resende, com um rito que, durante a missa, começou após a Profissão de Fé (Credo).
Foram entoadas as ladainhas dos santos, a que se seguiu a oração da dedicação da igreja. Depois, o prelado o ungiu o altar com o óleo do crisma, como sinal de consagração e santificação, e pediu aos párocos que realizassem o mesmo procesimento nas paredes de ambos os lados, como sinal de consagração de todo o edifício. 

Em seguida, o fogo foi levado ao altar numa braseira. As brasas foram colocadas em dois turíbulos, para que os párocos incensassem a assembleia e a igreja. D. António Couto incensou depois o altar, que a seguir recebeu a toalha, velas e flores e ganhou nova beleza e alegria.

A celebração, que contou com a participação do bispo emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho, prosseguiu com o ritual da luz. D. António Couto entregou o pavio aceso a um dos párocos, que acendeu o círio pascal e as velas do altar.

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

P. José Augusto Marques / SNPC
Fotografias: Paróquia de Resende
© SNPC | 02.09.13


 Fonte: Secretaria Nacional de Pastoral da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...